Estas são as melhores opções de praias em Niterói:
As praias oceânicas costumam ser divididas da seguinte maneira: Rasas: São planas e têm areia fina, firme e geralmente escura. ... De tombo: São inclinadas e têm areia grossa e clara. A profundidade aumenta abruptamente entre a faixa de areia e a água, e as ondas quebram muito próximas das praias de areia.
Já, a praia não oceânica se refere justamente ao oposto das praias oceânicas, de forma a não possuir nenhuma das características expostas anteriormente. Sendo ambas as praias de origem natural, de maneira a poderem ser habitadas por animais marinhos e frequentadas por seres humanos.
Praia de Tombo É quase sempre formada por areia grossa e a profundidade aumenta abruptamente, após uns poucos passos em direção ao mar. Perfil bastante inclinado, muitas vezes as ondas nem quebram ao chegar à costa.
Características das praias Como as praias são um espaço geológico localizado na costa de um litoral, apresentam um formato côncavo que é formado em decorrência das ondas, marés e, também, pelas correntes oceânicas.
São praias com características mistas e que podem ser identificadas pela presença de correntes de retorno, como pode ser visto na foto. É importante lembrar que praias por serem ambientes dinâmicos não podem ser classificadas permanentemente como de um tipo.
costa. Faixa de área terrestre junto a margem de oceano, mar ou lago que caracteriza um ambiente geológico próprio afetado pelas duas condições, terrestre e aquática.
Areia contaminada: bactérias como a Escherichia coli ( E. Coli) são um dos perigos da recreação à beira-mar. A E. coli é uma das principais espécies de bactérias que vivem no intestino inferior dos mamíferos, incluindo os seres humanos. Estirpes patogênicas de E.
O uso da praia como espaço de lazer começou em meados do século XVIII. Nessa época, um renomado médico britânico chamado John Floyer desenvolveu pesquisas que investigavam as propriedades terapêuticas que a água poderia ter.
Praia arenosa pode ser definida como a região costeira onde as ondas remexem ativamente o sedimento. Ela abrange desde a faixa entremarés, podendo chegar, em alguns locais, até 20 m de profundidade. No Brasil, nossas praias possuem um sedimento constituído basicamente de areia.
Quase todos os sedimentos que formam a areia da praia provêm da decomposição e da erosão das rochas ao longo de milhares de anos. ... Os pesquisadores perceberam que, se a areia contém grande quantidade de potássio, esse sedimento provavelmente veio direto da rocha para a orla.
A areia que você vê na beira do mar nada mais é do que um tipo de "pó de pedra" formado pela erosão de rochas ao longo de milhões de anos, trazido aos poucos para o litoral por córregos e rios. O tipo de rocha que dá origem à areia determina a cor do grão.
As cores das areias dependem muito do material de origem – a rocha mãe dos sedimentos. As rochas gnáissicas existentes no entorno da Praia Vermelha, por exemplo, são ricas em granada, um mineral de brilho vítreo e tons avermelhados.
A areia também ganha a cor por causa da foraminifera, um microorganismo que tem a concha em tom vermelho-rosado. É possível encontrar praias de areia rosada em outras partes do mundo, como na Ilha Harbour, nas Bahamas, e em Elbow Beach, em Bermudas.