O Que So Contingncias De Reforçamento?

O que so contingncias de reforçamento

A Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) é uma proposta terapêutica bem estabelecida e que vem ganhando espaço entre os psicólogos, por ser sistematizada e comprometida com o Behaviorismo Radical (Skinner, 1945) e com a Ciência do Comportamento (Skinner, 1953).

Escolha a opção:

O Plano de Contingência é um instrumento gerencial que padroniza, organiza e agiliza as ações necessárias para o controle e combate de ocorrências que colocam em risco o funcionamento diário do serviço de saúde, independentemente do seu nível de complexidade.

Esta definição de contrapartes informa que depois da apresentação de reforçadores positivos, sua retirada constitui a operação chamada de punição negativa; e, após a apresentação de estímulos aversivos (punição positiva), a sua retirada constitui reforçamento negativo, considerando que haja um aumento na probabilidade de emissão da classe de respostas que os eliminem. Como descrito adiante, esta definição justifica o procedimento experimental adotado neste estudo, uma vez que tais apresentações e retiradas produzem sentidos a serem discriminados e tacteados pelos participantes.

f. Usar com Cacá e com o irmão procedimentos funcionalmente equivalentes. Se, por exemplo, o avô levava o neto para o bosque, atividade reforçadora para o menino, deveria levar Cacá à “feirinha” de artesanato, reforçadora para ela. A programação de TV e, conseqüentemente, o uso do controle remoto deveriam ser combinados entre os irmãos sob orientação dos pais;

Valor da consulta

Valor da consulta

a. Levar os pais a narrarem o episódio comportamental até que ambos chegassem a um consenso sobre os detalhes funcionalmente relevantes (por ex., discordar sobre o dia e horário em que ocorreu um episódio poderia ser irrelevante, porém se um comportamento inadequado produziu atenção ou não é funcionalmente relevante);

Critchfield, T. S., Paletz, E. M., MacAleese, K. R. & Newland, M. C. (2003). Punishment in human choice: Direct or competitive suppression? Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 80, 1-27.         [ Links ]

Serviços Personalizados

A Terapia por Contingências de Reforçamento (GUILHARDI, 2004) é uma proposta de intervenção terapêutica que se baseia no modelo de seleção do comportamento pelas suas conseqüências. Ao propor a TCR o autor não está inventando, nem descobrindo uma nova forma de terapia; está apenas contribuindo e participando de um processo ou movimento de desenvolvimento da Análise Aplicada do Comportamento. Tal modelo tem como fundamento para a atuação clínica: o Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, para a conceituação filosófico-conceitual (SKINNER, 1945; 1987; 1989; 1993; 1999), e a Ciência do Comportamento (SKINNER, 1967, 1991; BAER, WOLF e RISLEY, 1968; CATANIA, 1999) e inúmeros artigos publicados em revistas especializadas, tais como Journal of the Experimental Analysis of Behavior, Journal of Applied Behavior Analysis, The Analysis of Verbal Behavior e The Behavior Analyst, os quais, ao lado de algumas outras, dão um panorama abrangente e compreensivo do que se tem produzido na área chamada de Análise do Comportamento, com publicações de artigos de estudos experimentais básicos ou aplicados, textos teóricos e estudos de caso em diferentes contextos.

O contingente é o que simplesmente acontece de existir, mas não precisaria ter exis- tido: ser necessário é o ser que deve existir, que não pode não existir . . . Podemos reexpressar o argumento deste modo: “A proposição 'Deus existe' é necessária”. Isto é, seria contraditório negar a existência de Deus4.

Cacá, no contato direto com a terapeuta, se queixou de que não tinha amigas e que isso era “muito ruim”. Relatou que se mantinha fora do grupo de colegas, pois só falavam de meninos e paqueras e ela não se interessava por esses assuntos.

Indicadores

Indicadores

Skinner, B. F. (1969). Behaviorism at fifty. In: B. F. Skinner (Ed.) Contingencies of reinforcement: A theoretical analysis (pp.221-268). New York: Appleton-Century- Crofts. (Trabalho original publicado em 1963).         [ Links ]

Passou a ter iniciativas, como por exemplo, ligar para as amigas para combinar ir ao shopping, ir ao cinema e também para convidá-las para dormirem em sua casa. Outra iniciativa de Cacá foi pedir uma festa de aniversário para os pais, para a qual convidou as colegas. Cacá está interagindo mais na escola, participando de trabalhos em grupo e das “rodinhas”.

De modo superficial estas outras análises poderiam ser apontadas a partir de estudos ou dados relativos à história de vida dos participantes. Possivelmente, extensões deste estudo são necessárias. Outras variáveis (ou indicadores de variáveis) também poderiam ser alteradas. Por exemplo, uma variabilidade regional-geográfica e um número maior de participantes poderia garantir história culturais distintas, cuja função sobre o relato de sentimentos poderia ser analisado em estudos correlacionais nos quais a significância de certas diferenças poderia ser verificada com ferramentas estatísticas apropriadas.

O que significa contingência de 3 termos?

f. Discutir, nas sessões individuais, após as sessões com a amiga, o que ocorreu na sessão, bem como os comentários da amiga sobre ela e os dela sobre a amiga. A interação social observada pela terapeuta permitia conseqüenciar com comentários e instruções os comportamentos emitidos por Cacá (“Notei que você elogiou – ou não elogiou – sua amiga”; “Você não aceitou nenhuma iniciativa de sua amiga” etc., sempre citando o exemplo em que ocorreu o fato), dar-lhe modelos de ação apropriada (em particular, exemplos de como elogiar honestamente comportamentos da amiga, dizer frases afetivas etc.), modelar comportamentos ausentes no repertório de Cacá (inclusive encenar alguns comportamentos, se necessário), colocar o comportamento dela sob controle das verbalizações da amiga (“Sua amiga disse que você é muito ‘mandona’. O que você faz que a leva a falar assim de você?”; “Em que você poderia mudar para não parecer ‘mandona’?” “Você age assim com outras amigas?”; “Você age assim em outras situações?”; “Na próxima sessão com ela vamos ver se você conseguiu mudar!” etc.).

Cunha, L. S., Chequer, M. A. A., Cunha, J. G. L., Martinelli, J. C. M. & Borloti, E. B. (2004). PsychoTacto: Apresentação de um software para o estudo de relatos verbais sob o efeito de diferentes contingências. Trabalho apresentado no XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Encontro Internacional da Association for Behavior Analysis. Campinas, Brasil.         [ Links ]

Indicadores

1. Ligar para as amigas da escola e do ballet e combinar algum programa (os pais foram orientados para viabilizarem os programas dentro de limites razoáveis);

Baum, W. M. (1999). Compreender o Behaviorismo: Ciência, Comportamento e Cultura.(M.T.A. Silva, M.A. Matos & N. E. Micheletto, Trad.). Porto alegre: Artes Médicas.         [ Links ]

Serviços Personalizados

“Ao invés de concluir que o homem só pode conhecer sua experiência subjetiva – e que ele está limitado para sempre ao seu mundo privado e que o mundo externo é apenas um constructo – uma teoria comportamental do conhecimento sugere que é o mundo privado que, embora não seja inteiramente desconhecido, não pode, provavelmente, ser tão bem conhecido como o mundo externo” (Skinner, 1969/1984, p.228).

Eu, compreendo que o Atendimento Psicológico é oferecido por um preço acessível/personalizado. E que receberei o contato de um psicólogo(a) com um orçamento para uma consulta

O que é contingência no raciocínio lógico?

A contingência é, na verdade, o caso mais comum de proposição lógica. Consiste numa proposição composta que pode ser verdadeira ou falsa, dependendo do valor lógico das pre- missas que a constituem.

O que é comportamento e antecedente?

No comportamento operante, o estímulo antecedente será o estímulo discriminativo para que o indivíduo exerça determinado comportamento, mas de forma intencional e voluntária (operante), resultando em uma consequência.

O que é extinção e punição de exemplos?

Punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo. Extinção de comportamento é quando a emissão de respostas a determinado comportamento deixa de existir.

O que é reforço positivo e negativo?

Atividade. Existem dois tipos de reforço: o positivo e o negativo. O positivo, consiste na apresentação de um estímulo agradável ou recompensador após a ocorrência da resposta. O negativo, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência da resposta.

O que é reforço positivo exemplos?

Na escola, por exemplo, reforço positivo é entendido como “elogiar o aluno”, e reforço negativo como “repreender ou depreciar o aluno”. Embora esses eventos possam fazer parte do processo que chamamos de reforço, isolados eles não podem ser interpretados como tal.

O que é reforço negativo e positivo de um exemplo para cada caso?

Resposta. Reforço positivo: envolve a adição de um estímulo de reforço na sequência de um comportamento que faz com que seja mais provável que o comportamento ocorra novamente no futuro. Quando um resultado favorável , evento ou recompensa ocorre após uma ação, a resposta ou comportamento particular será reforçada.