A exostose subungueal é um tumor ósseo benigno incomum que afecta especialmente os adolescentes e adultos jovens. Tem como localização preferencial o 1o dedo do pé, muito provavelmente por este estar frequente- mente exposto ao traumatismo, factor etiológico conhecido.
As causas da exostose dependem do tipo e localização dos supercrescimentos ósseos. As causas mais comuns são: lesões, irritações crônicas ou histórico familiar de exostose. Em alguns casos, a causa da exostose é desconhecida.
Exostoses, conhecidas também como tórus, são crescimentos ósseos benignos que acometem as corticais ósseas. Alguns autores denominam exostose quando esse crescimento é localizado nas faces vestibulares de mandíbula e maxila, assim como os tórus seriam o mesmo crescimento pela face lingual e/ou no palato.
Tratamento do tórus mandibular No entanto, se o crescimento for doloroso ou estiver interferindo no ajuste da prótese, poderá ser realizada a remoção cirúrgica. Um cirurgião-dentista pode remover o crescimento com instrumentos cirúrgicos tradicionais ou com métodos mais recentes, como o laser.
Ao realizar a uvulopalatofaringoplastia, o médico cirurgião fará um conjunto de invenções para ampliar e melhorar as vias respiratórias do paciente, reduzindo, assim, o colabamento das vias aéreas responsável pelo ronco e pelas pausas respiratórias durante o sono (as apneias), distúrbios muito comuns na atualidade.
Como tratar o ronco