Cisto Sebáceo. O cisto sebáceo (conhecido como cisto epidérmico) caracteriza-se como um nódulo de tamanho variável, único ou múltiplo, de coloração da pele normal, esbranquiçados ou amarelados. A consistência pode ser dura, elástica, às vezes, com flutuação quando inflamado.
Tratamento de Cisto sebáceo O tratamento definitivo é cirúrgico com anestesia local para a retirada do cisto e da cápsula e sutura com fio mononylon. A recidiva pode acontecer se a cápsula não for retirada por completo. Se ocorrer inflamação e dor a drenagem é indicada.
O cisto sebáceo forma-se quando uma glândula sebácea entope, ocorrendo o acumulo progressivo de gordura nessa região, fazendo com que vá aumentando de tamanho. A glândula sebácea ou o seu ducto podem entupir devido a uma lesão na área, como um corte ou uma ferida, ou pode ser uma consequência da acne.
CID10 - L02 - Abscesso Cutâneo, Furúnculo e Antraz.
É uma coleção localizada de pus na pele, podendo ocorrer em qualquer superfície da pele. Os sinais e sintomas são dor, flacidez e edema flutuante ou firme. O diagnóstico geralmente é óbvio ao exame.
A depender do caso do paciente, aqui no nosso estado (Piauí), custa em torno dos R$ 7500,00 já incluido internação, equipe de cirurgia e anestesista.
O tratamento definitivo é cirúrgico com anestesia local para a retirada do cisto e da cápsula, e sutura. A recidiva pode acontecer se a cápsula não for retirada por completo. Se ocorrer inflamação e dor a drenagem é indicada. Quando apresentar infecção bacteriana a antibióticoterapia pode ser indicada.
Essa é uma dúvida bem frequente. O cisto sinovial acomete frequentemente a região dorsal do punho. Se ele estourar, o problema é a dor provocada pela reação inflamatória local.