A distância de segurança (dS) consiste na distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam.
Distância de seguimento – É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro. O ideal é manter a distância de aproximadamente dois segundos em relação a um ponto fixo.
Existe 4 tipos de distâncias na condução do veiculo: Distância de seguimento: é aquela que você deve manter do veiculo que está a sua frente em movimento. Distância de reação: é a distância que seu veiculo percorre nos segundos que você percebe a situação.
Existe uma regra simples – regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo da frente: ... Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.
A distância de um metro e cinquenta centímetros, que deve ser mantida pelo veículo que passa ou ultrapassa uma bicicleta, é prevista diretamente na infração de trânsito do artigo 201, sem nenhum outro dispositivo relacionado, que coloque tal norma de conduta; isto não significa, porém, que deixe de ser uma regra de ...
Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração - média; Penalidade - multa.
A regra fundamental para os motoristas e motociclistas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é respeitar a distância lateral de 1,5m ao ultrapassar ciclistas, além disso, dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões.
cinco metros
Nos termos do art. 181 , XVII do Código de Trânsito Brasileiro , constitui infração o ato de estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa - Estacionamento Regulamentado).
Para usar a calçada, é preciso destinar cinco metros para o veículo, medida mínima para comprimento da vaga, e três metros para pedestre.
De acordo com o CTB, artigo 181, estacionar a menos de metros de uma esquina é proibido, sendo esta uma infração grave. Também, existem outras determinações acerca de estacionamentos. Por exemplo, não é permitido estacionar em acostamentos, no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre.
De acordo com o artigo 181 * VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre faixa destinada a pedestre é uma infração grave. O resultado é uma multa a ser paga e pontos na carteira, assim como em uma medida administrativa de remoção do veículo.
Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso: Infração – média; Penalidade – multa.” Essa infração acontece quando o semáforo fica vermelho e o motorista não é capaz de parar o veículo a tempo de evitar ficar sobre a faixa de pedestre.
AMARELA
São usadas cinco cores: Amarela: é usada para demarcar fluxos de sentidos opostos, marcar espaços proibidos de estacionamento ou parada e demarcar obstáculos. Branca: utilizada para demarcar fluxos de mesmo sentido, faixas de pedestres e também usada na pintura de símbolos e legendas.
A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.
Linha amarela tracejada de um lado e contínua do outro: esse tipo de sinalização indica que a via possui fluxo de sentidos opostos, ou mão dupla. Nela só é permitida a ultrapassagem para quem está na linha tracejada.
Tracejada ou seccionada: linhas interrompidas, com espaçamentos de extensão igual ou maior que o traço. Setas, símbolos e legendas : informações escritas ou desenhadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando a sinalização vertical existente.
expressão Orientação das vias em que os veículos podem circular nos dois sentidos: enquanto um sentido estiver interditado, o outro servirá de mão dupla.
06-Um trecho de uma via de mão dupla é dividido ao centro por duas linhas amarelas contínuas; isso significa que nesse trecho é? a) proibido ultrapassar nos dois sentidos.
A faixa dupla de que estamos falando são as duas linhas amarelas no centro da pista, que indicam que não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Se, em vez de duas faixas amarelas contínuas, houver apenas uma (simples contínua), o significado é o mesmo: ninguém deve ultrapassar.
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.
11) regras para a transposição de faixas: o § 1º do artigo 29 autoriza a transposição de faixas tanto pela esquerda quanto pela direita (segundo o Anexo I do CTB, transposição de faixas é a “passagem de um veículo de uma faixa demarcada para outra”; desta forma, a saída de trás de um veículo, com o retorno à faixa de ...
Assim, você na ultrapassagem tem que retornar à faixa de origem. Já a passagem por outro veículo é o movimento de passagem à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via.
1) Em se tratando de pista com duas faixas de trânsito, no mesmo sentido, o motorista que pretende convergir à direita deve posicionar seu veículo, com a devida antecedência, na faixa da direita (art. 38 do CTB ).
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é o “movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem”.