Vamos conhecer o lado químico da Naftalina? Fórmula molecular: C10H8. Repare que a estrutura é formada por dois anéis benzênicos, o que torna a naftalina pertencente ao grupo dos compostos aromáticos.
Considera-se a naftalina como um híbrido de ressonância de três estruturas canônicas.
C14H10
C7H8
Assim como os outros hidrocarbonetos, o benzeno possui uma molécula apolar. O que explica sua baixa solubilidade em água (um solvente polar) e sua utilização como solvente orgânico.
Os sinais e sintomas mais frequentes (em aproximadamente 60% dos casos) de intoxicação por benzeno e derivados são: astenia, mialgia, sonolência, tontura, infecções repetidas.
Um PID é ideal para monitoramento contínuo de pessoal que trabalha com Benzeno onde, por algum motivo, não se possam realizar medições específicas de Benzeno. Para tanto, o PID requer um nível intermediário no qual a amostra passa por um tubo de pré-tratamento antes da análise.
Sendo assim, trabalhadores de postos de combustíveis estão ocupacionalmente expostos as ações do benzeno, que é uma das substâncias mais produzidas em quantidade e diversidade e está presente na composição de diversos produtos, encontrado principalmente no petróleo e na produção do carvão.
Os combustíveis líquidos (gasolina, diesel, etc.) são substâncias altamente inflamáveis que podem conter diversos agentes químicos nocivos à saúde humana e ao ambiente. A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos.
O Regulamento técnico da ANP nº. 05/2001 especifica a gasolina tipo C com 25 ± 1% (v/v) de álcool etílico anidro combustível (AEAC) e, no máximo, 1 e 45% (v/v) de benzeno e compostos aromáticos, respectivamente.
Sim! Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua composição. “Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas.
Os sintomas de intoxicação por benzeno são variáveis e têm um espectro clinicamente amplo. Sintomas como dispneia, xerostomia e rinite alérgica são referidos frequentemente, assim como hiperemia ocular7. Extra-sístoles, taquicardia e arritmia também podem afetar os trabalhadores em contato com esse agente8.
A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos. O contato com a gasolina pode causar intoxicações, doenças crônicas (como o câncer) e até levar à morte. Fique atento às informações e cuide da sua saúde!