Prevenção. Basicamente, a desidratação é prevenida por meio da ingestão regular de líquido. Por isso, nos dias mais quentes, é preciso incentivar que as crianças tomem constantemente água, chás ou sucos naturais. “Já refrigerantes, entre outros tipos de bebidas industrializadas, devem ser evitados.
Saiba como evitar a desidratação em idosos
Os hidratantes mais indicados para os idosos são aqueles com substâncias que são umectantes e ajudam a restaurar a barreira de proteção natural da pele, como glicerina, ceramidas, pantenol, ureia, lactato de amônio e manteiga de karité.
Quando o idoso se recusa a beber água, oferecer água de coco, chás, sucos ou vitaminas. Mas atenção às quantidades de açúcar e sódio das bebidas oferecidas. O idoso deve beber 2 litros de líquidos por dia. Para ajudar a controlar a quantidade, pode-se usar uma garrafa de 2 litros, ou duas de 1 litro.
De acordo com o Instituto da Água da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o grande risco de beber água amanhecida ao lado da cama são as centenas de bactérias que se proliferam ali.
O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos).
Cálculo deve ser feito de acordo com o peso de cada um Ou seja, qualquer pessoa que pese 60 kg deve consumir 2,1 litros de água por dia. Seguindo a mesma lógica, uma outra de 85 kg, por exemplo, precisa tomar 2,8 litros de água diariamente, e assim por diante.
Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.