É chamada secundária quando, apesar de haver adequada oferta, existem condições que impedem que a criança aceite os alimentos ou quando não há apropriada ingestão ou absorção, por exemplo, nos casos de diarreia crônica. Quando as duas causas estão presentes, a desnutrição é chamada de mista.
Como evitar a desnutrição infantil
Os principais sintomas de desidratação nas crianças, são:
Sugestões para aumentar calorias e proteínas na dieta de pacientes desnutridos
Doenças causadas pela má alimentação
Mas, como evitar que o bebê fique desidratado? Se ele for menor de seis meses, a melhor forma de evitar o aparecimento da doença é por meio do aleitamento materno exclusivo. Bebês maiores devem ser estimulados a tomar água frequentemente e consumir frutas e alimentos com maior quantidade de água.
Quando houver vômitos, a reidratação deve ser iniciada com uma colher de chá (5 ml) de soro a cada 10 minutos para os bebês. Para as crianças maiores, de 5 ml a 10 ml a cada dois a cinco minutos. A cada 15 minutos, deve-se aumentar um pouco a quantidade de soro oferecida para que a criança consiga ficar hidratada.
A manteiga de cacau fornece propriedades calmantes superiores e ajuda a pele do bebê a reter sua umidade natural. A vitamina E é um antioxidante natural que auxilia na hidratação da pele. Esta fórmula hipoalergênica, não oleosa, absorve rapidamente, deixando a pele macia e suave.
Boca seca (xerostomia) significa que você não produz saliva o suficiente para manter sua boca úmida. Todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse.
Hidratação. A hidratação da área ressecada é a maneira mais eficaz e adequada de tratar os lábios. Manteiga de cacau, hidratantes labiais e, em casos mais graves, pomadas usadas para evitar a assadura na pele dos bebês devem ser aplicadas.
Como evitar lábios rachados e ressecados no frio
Outras boas soluções para combater os lábios ressecados e rachados é aplicar uma fina camada de:
Comer algo frio Além disso, tanto o iogurte como a gelatina, também são ótimas opções para comer após a queimadura na língua porque refrescam e hidratam a região e devido à sua textura, ao deslizarem pela língua estes alimentos acabam reduzindo a dor e o desconforto da queimadura.
O tratamento é feito de acordo com o grau da queimadura. Normalmente, é indicado a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos, de acordo com a prescrição médica. Além disso, há também a opção de auxílio terapêutico através da laserterapia infravermelha de baixa potência.
Uma queimadura de palato geralmente cicatriza-se espontaneamente no período três a sete dias. Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, consuma alimentos mais moles e bebidas frias.
Bochechar água fria por 2 a 3 minutos, ou tomar sorvete ou iogurte não muito gelados também ameniza os sintomas de queimados.
Provavelmente pode ter "queimado" a garganta, oriento procurar um otorrinolaringologista para descartar qualquer outra lesão.
Alimentos muito quentes, como chá, café ou até mesmo qualquer tipo de comida que foi esquentada acima do comum, podem provocar úlceras. “Eles podem provocar lesões ulceradas em cavidade oral e despapilação lingual, causando perda do paladar por um curto período de tempo”, comenta a especialista.