A Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) abrange, assim, o total dos débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro e ao resto do mundo.
Já a segunda, a dívida líquida, é um indicador que aponta o grau de endividamento de um negócio. Isso é feito em relação ao seu patrimônio. ... Desse modo, entende-se que a dívida líquida se refere à soma do volume de empréstimos e financiamentos realizados para alcançar um determinado fim, subtraindo o caixa do negócio.
Como calcular a Dívida Líquida ? O cálculo da dívida líquida é realizado mediante a subtração do volume de dívidas obtidas pela empresa, pelas disponibilidades, que é o volume de dinheiro possuído em caixa pela empresa e que possuem livre circulação.
O Índice de Endividamento Geral é utilizado para saber o quanto dos ativos da empresa está comprometido para financiar o capital de terceiros. A conta é simples e leva em consideração dados do balanço patrimonial (dividido em ativo e passivo de curto e longo prazo).
O Índice de Endividamento Geral (EG) é capaz de medir a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.
Há como salvar uma empresa endividada?
O Índice de Endividamento é um dos indicadores financeiros que podem ser obtidos por meio da análise das demonstrações contábeis de uma empresa. Ele é uma importante ferramenta para medir o grau de risco que um empreendimento gera em suas operações.
É obtido através da comparação do Ativo Circulante mais o Realizável a Longo Prazo, com o passivo circulante mais o exigível a longo prazo. Tem por finalidade, avaliar a capacidade de pagamento das dívidas de curto e longo prazo da empresa.
Os principais indicadores da capacidade de pagamento Os dois indicadores recomendados para avaliar a alavancagem de uma ação e, por consequência, a sua capacidade de pagamentos, são: Dívida líquida/Patrimônio Líquido; Dívida líquida/Ebitda.
Analisando os indicadores de retorno
O ROA (Retorno sobre Ativos) é uma métrica que indica a rentabilidade de um empreendimento ou investimento, usando ativos como régua e instrumento de comparação.
Fazendo os cálculos, chegamos ao valor de margem Ebitda de 24%. Em tese, quanto maior for esse percentual, mais lucrativa e rentável é a operação da empresa.