EQST

O Que Concusso Odontologia?

O que é concussão odontologia?

Na concussão dentária, há uma força intensa e súbita sobre as estruturas dentárias e alveolares, mas não o suficiente para fraturar o dente ou o osso do processo alveolar. Na concussão dentária, a força se concentra em uma região muito pequena, lesando-a focalmente.

O que é fratura coronária?

A fratura coronária é o tipo de lesão mais comum, geralmente surgida do resultado de um acidente, prática desportiva ou violência. Na maioria dos traumatismos dentários um tratamento rápido e apropriado pode diminuir seu impacto, tanto do ponto de vista da saúde bucal como estético.

O que pode causar fratura na raiz do dente?

Raízes quebradas ou fraturadas podem ser o resultado do enfraquecimento da estrutura dental por cárie dentária, infiltrações sob restaurações ou próteses dentárias, utilização inadequada de pinos metálicos, técnica incorreta para tratamento de canal (endodôntico), desgaste nas restaurações dentárias antigas com resina ...

O que é fratura radicular?

Keywords: Root, fracture, endodontics. As fraturas radiculares horizontais ou oblíquas, também chamadas de intraalveolares, caracterizam-se pela ruptura das estruturas rígidas da raiz, que fica dividida em dois segmentos: um apical e o outro coronário (Soares et al., 2008).

O que é fratura corono radicular?

Uma fratura coronorradicular é definida como uma fratura que envolve esmalte, dentina e cemento. Essas fraturas podem ser classificadas como complicadas, quando há envolvimento pulpar, e não complicadas, quando o mesmo não ocorre1.

Como saber se a raiz do dente está fraturada?

Sinais mais comuns para fraturas em raízes sob prótese dentárias

  1. sangramento gengival. ...
  2. abcesso e fístula gengival. ...
  3. mobilidade dentária excessiva. ...
  4. prótese dentária soltando-se com frequência. ...
  5. dor espontânea. ...
  6. dor durante a mastigação. ...
  7. sensação estranha ao mastigar. ...
  8. barulhos do tipo “cleques”

O que é fratura transversal?

As fraturas transversais são perpendiculares ao eixo longo de um osso. As fraturas oblíquas ocorrem em um ângulo. As fraturas espirais implicam em mecanismo rotatório, sendo diferenciadas das fraturas oblíquas por um componente paralelo ao eixo longo do osso em pelo menos 1 incidência.

O que é fratura alveolar?

Na luxação intrusiva, o dente é deslocado no sentido apical dentro do alvéolo, acompanhado por cominução ou fratura alveolar (BROWN2, 2002). É a forma mais séria de luxação, apesar de o dente geralmente estar firme no alvéolo (DEWHURST et al. 4, 1998).

Como fazer contenção periodontal?

Como é feita a contenção periodontal? Em primeiro lugar, o cirurgião-dentista precisa identificar a real extensão dos danos. Uma vez detectada a viabilidade, executa-se o procedimento com um fio de metal ou uma tela de fibra de vidro na região lingual dos dentes.

Como fazer contenção Semi-rígida?

O dente deveria ser lavado em água limpa, reimplantado e, logo em seguida, feita uma contenção semi-rígida de 7 a 10 dias. Não sendo possível o reimplante imediato, o elemento deve ser armazenado em leite, solução salina ou saliva8.

O que é luxação intrusiva?

O trauma de Luxação Intrusiva ocorre quando o dente é direcionado para o interior do processo alveolar devido a um impacto dirigido axialmente, levando a um traumatismo extenso da polpa e da estrutura de sustentação. O dano resultante depende da idade do paciente.

O que é intrusão dentária?

A intrusão dentária é o traumatismo que ocorre quando o dente é introduzido no interior do processo alveolar por um impacto axialmente direcionado, gerando um dano máximo à polpa e às estruturas de suporte do dente1.

Quais as principais alterações na dentição permanente em decorrência de trauma na dentição decídua?

As sequelas mais comuns na dentição decídua englobam a necrose pulpar, reabsorção radicular, alteração de cor, retenção prolongada e obliteração pulpar (ASSUNÇÃO; CUNHA; FERRELE, 2007; ANDREASEN, J.; ANDREASSEN, F.; ANDERSSON, L., 2007; MALMGREN et al., 2012) e nos casos mais graves, pode ocorrer até mesmo a perda do ...

O que fazer Avulsao dentária?

Quando um dente é avulsionado, a medida imediata a ser tomada é enxaguar o dente com a saliva do paciente, solução salina, ou água tratada e tentar reimplantá-lo até chegar ao dentista.

O que que significa fratura?

Fraturas são lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso. Elas podem ser fechadas, quando o osso não é exposto, ou abertas, quando há rompimento da pele.

O que é uma fratura completa?

Uma fratura pode ser, ainda, completa ou incompleta. A fratura completa é aquela que atinge inteiramente a estrutura óssea, enquanto a incompleta gera lesão parcial. Existe ainda a fratura cominutiva, em que o osso é dividido em mais de dois pedaços, é como se ele fosse “esmagado”.

Como saber se a fratura está consolidada?

Em geral, o médico ortopedista avalia o relato de sintomas do paciente, realiza um exame clínico e solicita o radiografias simples para verificar se houve falha no processo de consolidação, não raro se necessita de uma tomografia computadorizada para melhor visualização d falha óssea.

Como pode ocorrer uma fratura?

As fraturas ocorrem quando o osso se quebra por não aguentar determinado impacto. Elas podem acontecer mais freqüentemente devido ao envelhecimento dos ossos que pode ser causado por algumas doenças, como a osteoporose, por exemplo.

Como as fraturas podem ser classificadas?

A classificação mais comum é a que delimita as fraturas expostas e fechadas: Fratura exposta: o osso quebrado lesionou a pele e está exposto ao ambiente; Fratura fechada: a pele fica intacta, ou seja, o osso não fica exposto ao ambiente.

O que devo fazer em caso de fratura?

- Nunca tentar endireitar uma fratura ou colocar o osso no lugar; - Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo. Se houver um sangramento muito intenso, é necessário fazer compressão acima da região fraturada para tentar impedir a saída do sangue.