Carga de treinamento é o resultado da relação da quantidade de trabalho (volume) com seu aspecto qualitativo (intensidade) (Manso 1996). No mesmo óculo, De La Rosa e Farto (2007), afirmam que carga de treinamento é a relação inversa entre o potencial de treinamento e condição física do atleta.
- Aumento do tempo dedicado ao relaxamento, etc. Sobrecarga de intensidade: -Treinamento sob condições estressantes (ruído da plateia, aplausos, etc.). -Utilização de técnicas de ativação e motivação.
Compreendendo a sobrecarga, podemos pensar no seu complemento - crescente. Crescente significa que a atividade deve ser cada vez maior para que possa servir de estímulo ao organismo e provocar a melhoria da sua aptidão física. ... Para a melhoria da aptidão física é necessário trabalhar com sobrecargas sempre crescentes.
Este princípio aborda os diferentes tipos de sobrecarga, ou seja, quando este aumento se dá no volume ou na intensidade de treinamento físico. Por outro lado, esforços de longa duração exigem uma sobrecarga moderada de treinamento. ...
Na musculação, “intensidade” caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é diretamente relacionada com a carga utilizada.
Princípio da sobrecarga ou princípio da elevação progressiva da carga. Relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em consequência dos estímulos de treinamento físico. O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria no rendimento.