São aceitas três vias preferenciais internodais, os feixes internodais anterior, médio e posterior.
O estímulo cardíaco começa no nodo sinoatrial, propagando-se ao longo das fibras musculares atriais, atinge o nodo atrioventricular (AV), situado no septo interatrial, anterior a abertura do seio coronário.
O feixe de His é uma coleção de fibras nervosas que se encontram no septo interatrial (interauricular). Eles encaminham os impulsos elétricos do nó atrioventricular e os enviam para os ramos direito e esquerdo.
Este sistema é composto por um marcapasso natural chamado nó sinusal que se localiza na parte alta do coração e por uma rede de “fios” internos que conecta este marcapasso a toda a musculatura cardíaca (Figura 1). Assim, o nó sinusal gera eletricidade. Esta eletricidade flui por esta “fiação” até o músculo.
Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide. Estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículo.
O Átrio Direito tem por função receber sangue de todo o corpo - com exceção dos pulmões -, para lançá-lo no ventrículo direito. Já o Átrio Esquerdo tem por função receber o sangue dos pulmões, para, assim, lançar no ventrículo esquerdo. Os ventrículos possuem, também, funções distintas.
O átrio ou espongiale, é o centro de uma esponja, é ali onde a água e os nutrientes são circulados, e posteriormente levados para as células do corpo. O ósculo é uma cavidade que tem a função de boca, pois é dali que sai a água não aproveitada pela esponja.
CARLOS CHAGAS) A função das válvulas existentes nas veias é: retardar o fluxo sangüíneo. impedir o refluxo de sangue. acelerar os batimentos cardíacos.
As válvulas cardíacas têm a função de impedir o retorno do sangue. Fecham-se e abrem-se passivamente por um gradiente pressórico. Os músculos papilares contraem-se junto com os ventrículos, puxando as cúspides em direção ao mesmo, evitando prolapso valvar.