A evaporação é o tipo de vaporização que ocorre de forma lenta e gradual. Acontece quando o líquido recebe pequenas quantidades de calor e as moléculas presentes na superfície recebe energia e rompe sua ligação. A evaporação da água, por exemplo, pode ocorrer sem que seja atingido seu ponto de ebulição.
É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação.
A calefação é um tipo de vaporização que ocorre quando um líquido é lançado em uma superfície que apresenta temperatura maior que a do seu ponto de ebulição. Nesta situação, o líquido rapidamente passará para o estado gasoso. Um exemplo de calefação é quando jogamos algumas gotas de água em uma chapa muito aquecida.
A calefação, ou Efeito de Leidenfrost, é um caso particular da vaporização e ocorre quando um líquido entra em contato com uma superfície que está a uma temperatura muito superior à sua temperatura de ebulição, provocando a rápida e brusca mudança de estado físico do líquido.
Sublimação é um processo físico de transformação direta da fase sólida para fase gasosa, sem passar pela fase líquida, que representa o nível intermediário de agitação das partículas. ... Este gráfico descreve, para um certo material, as transições de fases de acordo com a evolução da temperatura e pressão.
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O gelo seco, a naftalina e o iodo são exemplos clássicos que sofrem essa mudança porque sublimam naturalmente, em condições de temperatura e pressão ambientes. (imagem: bolinhas de naftalina).
O gelo-seco é assim chamado porque apesar de ter a aparência de gelo (água no estado sólido), ele na verdade é o dióxido de carbono sólido (gás carbônico – CO 2). E, ao contrário do gelo comum que derrete, ele passa diretamente para o estado gasoso, isto é, sublima.
O gelo seco é gás carbonico (CO2) comprimido e resfriado, portanto ele não "derrete". Ele sublima, ou seja passa para o estado gasoso diretamente sem virar liquido. O CO2 Ingerido com a bebida não é problema. ... Os riscos são se você usar um gelo seco impuro e então você pode ter problemas de saude.
4- Mantenha o recipiente fechado: o contato do gelo-seco com o ar quente é que leva à sublimação. Se possível, mantenha o recipiente em um local frio e ventilado. 5- Não use recipientes hermeticamente fechados, como o congelador, por exemplo. Isso é extremamente perigoso, porque há risco de explosão.
O gelo seco é gás carbônico, que, estando congelado a uma temperatura muito baixa, pode causar graves queimaduras. Portanto, atenção! Sempre que for manusear o gelo seco utilize luvas, manga longa, sapato fechado e calça comprida. Tudo isso para que sua pele não tenha contato direto com o produto.
Prest
A internet, essa linda, tem uma dica maravilhosa que promete acabar com esse problema de vez. A ideia é encharcar esponjas de cozinha com água, colocar em um saco lacradinho e deixar congelar. Assim, você consegue manter o líquido preso dentro do plástico quando o gelo derreter.