Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. ... A expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias. Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma.
O controle involuntário da respiração é causado por uma estrutura denominada Bulbo Raquidiano ( possuindo o nome bulbo pelo seu formato , que segue na imagem à fim de maiores informações :) ) além de controlar a respiração o Bulbo Raquidiano , participa no controle dos batimentos cardíacos.
A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais). Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração.
Os quimiorreceptores periféricos são extensões do sistema nervoso periférico que respondem a alterações nas concentrações de moléculas do sangue (tais como oxigênio ou dióxido de carbono) e ajudam a manter a homeostase cardiorrespiratória. Eles geralmente estão localizados nas carótidas e porções da aorta.
Os quimiorreceptores centrais localizam-se na medula e respondem às alterações químicas no sangue. Esses receptores respondem a um aumento ou diminuição no ph e transmitem uma mensagem aos pulmões para modificar a profundidade e, em seguida, a frequência da ventilação, visando corrigir o desequilíbrio.
Quando esta área está mais ativa a respiração fica mais rápida . impulsos estimuladores para área inspiratória. Sua principal função é ativar e prolongar a inspiração, tendo como resultado uma inspiração longa e prolongada. Quando a área pneumotáxica está ativa ela anula os sinais da área apnêustica.
A função da área pneumotáxica é a de ser um antagonista do centro apneustico, impedindo que os pulmões se encham excessivamente de ar, que poderia causar problemas devido a alta pressão.
Respiração interna é aquela em que a troca de gases entre o sangue e os vasos capilares acontece de forma sistêmica entre as células dos tecidos . Já na respiração externa a troca de gases acontece entre os alvéolos e o sangue.
Fatores que afetam a respiração
A principal função do sistema respiratório reside na troca do oxigênio proveniente da atmosfera pelo dióxido de carbono produzido pelas células do corpo. Outras funções do sistema respiratório são a participação no equilíbrio ácido-básico do corpo, a fonação, a defesa pulmonar e o metabolismo.
Resposta: O oxigênio, liberado para a atmosfera, garante a respiração aeróbica dos próprios vegetais e animais. ... Assim a fotossíntese promove o “seqüestro do carbono” da atmosfera, enquanto que, durante a respiração da maioria dos organismos, ocorre o consumo e oxigênio e liberação de gás carbônico.
As plantas usam a energia da luz para transformar água e dióxido de carbono em oxigênio e nutrientes, chamados açúcares. ... Os seres humanos, os outros animais e as plantas precisam respirar oxigênio para sobreviver. Os outros organismos que também fazem fotossíntese são certos tipos de bactérias e algas unicelulares.