Como Foi Criado O Estado Do Acre?

Como foi criado o Estado do Acre

As cidades mais populosas, além da capital Rio Branco, são Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira. No total, o território abriga 22 municípios.

Mapa do Acre

O Acre é dividido em 22 municípios e possui densidade demográfica de 4,47 hab/km², uma das menores se comparadas com outros estados brasileiros. Logo, o acordo que fez o estado se tornar uma das unidades da federação brasileira ficou conhecido como Tratado de Petrópolis.

Construída entre 1907 e 1912, tinha por objetivo fazer a ligação com as áreas produtoras de látex, nas proximidades dos rios Madeira, Mamoré, Guaporé e Beni, este situado na Bolívia. A obra era vista como extremamente arrojada para a época, pela dificuldade de construir uma ferrovia daquele porte em plena floresta. Na prática, a construção mostrou-se ainda mais árdua do que o previsto, devido ao isolamento da área e à dificuldade de chegada de equipamentos.

Leia também: Agrossistemas – conjuntos de técnicas produtivas no espaço agrário

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

Decidido a recuperar posições, em 1901 o governo da Bolívia entregou o Acre aos cuidados de um grupo norte-americano, The Bolivian Syndicate, que se encarregaria da exploração econômica do território. A medida provocou reações não só dos seringueiros, mas também do governo brasileiro, que protestou contra a presença estrangeira na região.

O clima é equatorial, quente e úmido, com temperaturas que oscilam entre 24ºC e 32ºC durante todo o ano. O período de maior precipitação está compreendido entre outubro e maio, quando a umidade relativa do ar varia entre 100% e 80%.

O Acre é um estado localizado a oeste do Brasil, na Região Norte. Tem como capital a cidade de Rio Branco. Além disso, está compreendido numa área equivalente a 164.123,738 km² e, por conta disso, ocupa a 16º entre os demais estados brasileiros em área territorial.

Últimos destaques por emissora

Nesse sentido, um ponto forte presente na região são as tradições referentes à floresta. Assim, são comuns os saberes populares, principalmente ligados à medicina, serem compartilhados. Logo, esses saberes são caracterizados como senso comum, tipo de conhecimento passado de geração em geração. Além do mais, rezas e festas são tradição na região.

Imagens: Continente, Arquivo Nacional do Brasil, Estudo Prático, Ciclo Vivo e O Globo 

Você sabia que a região onde se localiza o Estado do Acre, atualmente, já pertenceu à Bolívia? Isso mesmo, o estado brasileiro – situado na Região Norte – só se tornou oficialmente parte do Brasil em 1962. Antes disso, as terras pertenciam aos bolivianos, que a utilizavam para exploração dos seringais.

Bandeira do Acre

<strong>Bandeira do Acre</strong>

A influência indígena é observada no modo de vida, na economia e na alimentação. É um complexo conjunto cultural observado também nas demais regiões brasileiras, que também exibe pontos do europeu.

A tradição oral indígena é percebida de maneira acentuada no folclore acriano. As histórias apontam animais que protegem a floresta com seus poderes incríveis, indígenas que viram monstros e peixes que se transformam em homens para seduzir as mulheres.

Após a economia do Acre se estabilizar por conta do Ciclo da Borracha o estado foi, então, anexado às terras brasileiras. Atualmente, a principal produção econômica se baseia no extrativismo, ou seja, extração dos recursos que a natureza proporciona. Além disso, o estado foi certificado, em 2002, com o “selo verde”.

Quem é o principal alvo da PF em operação contra terroristas

Os rios são uma importante via de transporte da população local. Os principais são: Tarauacá, Purus, Gregório, Envira, Acre e Juruá.

O estado do Acre fica localizado na Região Norte, porém possui muita influência do nordeste. Além disso, a cultura é influenciada pela diversidade de tribos indígenas que habitam a região. Estima-se que 13% do território seja ocupado por povos indígenas.

Além disso, as atividades desenvolvidas dentro da reserva são desassistidas pelo governo. A região enfrenta problemas relacionados à exploração dos recursos advindos da natureza, na intenção de destruir e não de preservar. Além do extrativismo, o Acre também desenvolve outras atividades econômicas, como a pecuária e a agricultura.

Cultura do Acre

Isso significa que a região, principalmente em Xapiru, consegue retirar madeira da Floresta Amazônica sem causar muitos danos à natureza. Com isso, o estado se destaca na produção da borracha, sendo o maior produtor dentre os estados brasileiros. O setor de serviços é a maior fonte de produção do estado.

Ao menos 4% da Floresta Amazônica estão localizados em território acriano. O território, por estar em área de floresta, é marcado pela abundância de rios, cachoeiras, corredeiras e muitas quedas d'água.

Economia do Acre

Em síntese, o estado se localiza em baixas latitudes e, por conta disso, apresenta clima equatorial e temperaturas elevadas durante todo o ano. Por conta das altas temperaturas, as chuvas são constantes. Além disso, em relação ao horário oficial de Brasília, o Acre apresenta dois fusos horários atrasados. Isso porque, o estado está posicionado na parte ocidental do país.

Durante a década de 1903, três países disputavam as terras acreanas, Brasil, Bolívia e Peru. Para resolver a questão, o governo chamou o Barão do Rio Branco para mediar os acordos. Após várias conversas, o Brasil conseguiu comprar as terras por 2 milhões de libras esterlinas, colocando fim às disputas.

Geografia do Acre

<strong>Geografia do Acre</strong>

Por fim, em relação à culinária, os pratos com banana frita, castanha, buruti e açaí se destacam. Já em relação as bebidas, a bebida típica é chamada de Aluá, feita à base de abacaxi ou milho.

A retirada da castanha é feita em área de floresta por comunidades tradicionais. Esse modelo de extrativismo é incentivado pelos governos da região e do país por ser de baixo impacto ambiental.

Qual a origem do nome do Estado do Acre?

O nome Acre surgiu de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região, que é banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. ... O Acre pertencia à Bolívia e ao Peru, mas foi aos poucos sendo ocupado por brasileiros.

Quem foi os primeiros habitantes do Acre?

Na língua nativa dos índios Apurinãs, primeiros habitantes do estado, Acre significa “Aquiri” - “rio dos jacarés”. A partir de 1877, imigrantes nordestinos lá chegaram para trabalhar na extração do látex. O território do Acre pertencia à Bolívia e ao Peru, sendo aos poucos ocupado por brasileiros.

Como a capital do Acre foi representada?

Em 1912 recebeu definitivamente a denominação de Rio Branco em homenagem ao chanceler brasileiro Barão do Rio Branco, tornando-se município no ano de 1913 e, em 1920, capital do governo do Acre. Em 1962, é elevada à posição de capital do estado.

Porque a capital do Acre se chama Rio Branco?

De forma definitiva, em 1912, os dois lados da cidade passam a se chamar "Rio Branco", em homenagem ao Barão de Rio Branco, chanceler brasileiro cuja ação diplomática resultou no Tratado de Petrópolis. Em 1920 o município de Rio Branco passa a ser a capital do então Território do Acre - depois Estado do Acre.

Quais são as capitais do Acre?

Rio Branco

Quantos grau tá no Acre?

A Acre está em 7m acima do nível do mar O clima é quente e temperado. No inverno existe muita mais pluviosidade em Acre do que no verão. A classificação do clima é Csa segundo a Köppen e Geiger. 20.