O fator diversidade de um conjunto de cargas é a relação entre a soma das demandas máximas das cargas e a demanda máxima do conjunto.
Como vimos, o dimensionamento de frotas traz várias vantagens para as empresas que incluem esse processo em suas operações logísticas. Além de trazer mais segurança para o transporte de cargas, ele é um importante aliado em casos em que a redução de custos é necessária.
O dimensionamento de estoque deve ser coerente com a previsão das vendas. Produtos em excesso no estoque correm o risco de ficar obsoletos, o que trará um grande prejuízo para a empresa, que já pagou por um material que não será mais vendido ou terá sua saída sem margem, ou pior, com margem negativa.
Em outras palavras, o dimensionamento de frota é a operação prática que envolve a execução de certos procedimentos com o objetivo de otimizar o desenvolvimento e a execução das atividades de movimentação de carga.
O tempo de indisponibilidade (ou inatividade) reflete a eficiência e a velocidade do pessoal de manutenção, bem como sua experiência, nível de treinamento e também a manutenibilidade do equipamento ou sistema. A fórmula usada para calcular disponibilidade é: Disponibilidade é igual MTBF sobre MTBF mais MTTR vezes 100.
O adequado dimensionamento dos estoques é essencial para que uma empresa mantenha condições financeiras adequadas. Desta forma, os estoques devem possuir níveis suficientemente necessários para suprir as demandas exigidas (DIAS, 2012).
Dimensionamento dos s O dimensionamento dos níveis de estoque será fundamentado na previsão de consumo de materiais (previsão de demanda). Podemos dizer que, a previsão de demanda é uma estimativa a priori de quanto tempo de determinado material será consumido ou necessário durante um determinado período de tempo.