Tipos de prótese dentária
Os três tipos de ponte fixa dentária mais comum são:
O implante pode ser indicado tanto para substituir um dente ou um arcada dentária inteira. O procedimento se resume em colocar um pino dentro do osso e, por cima dele, colocar a coroa (dente) artificial.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da USP, as próteses fixas e as removíveis duram em media entre 5 a 7 anos. A prótese que dura mais é a fixa com mais de dois elementos em porcelana, que tem uma durabilidade média de 10 a 15 anos.
A prótese fixa fica estável na boca. Sendo assim, não há risco da dentadura se movimentar ao falar, sorrir ou se alimentar. A prótese dentária fixa ou dentadura fixa tem como objetivo restaurar, parcialmente ou na totalidade, a coroa de um ou mais dentes ou mesmo compensar a sua ausência.
Entenda o que é a prótese protocolo Segundo Heloísa, a prótese protocolo é o que existe de mais moderno para a reabilitação de um paciente que perdeu todos os dentes, sejam eles da maxila ou da mandíbula. “Ela é fixada com implante osseointegrados e sobre eles parafusada uma prótese total, tipo dentadura”, conclui.
Qual é a diferença entre o protocolo sobre implantes e a dentadura? Além dos materiais utilizados serem de maior qualidade e gerarem uma aparência mais próxima à natural, no protocolo, a prótese é fixa à gengiva por meio de pinos metálicos o que garante mais conforto e segurança ao usuário.