Segundo o novo acordo ortográfico, com o prefixo auto, só devemos usar hífen se a palavra seguinte começar por “h” ou por vogal igual: auto-hipnose, auto-observação... Com as demais letras, devemos escrever sem hífen ou, como se diz popularmente, “tudo junto”.
Já na situação em que o prefixo termina em vogal e o sufixo inicia com “r” ou “s”, acontece a duplicação das letras, como em “contrarreforma”. O sinal gráfico hífen (-) pode ser usado em algumas circunstâncias. ... Faz a junção de palavras que são precedidas de prefixos.
Uma coisa era escrever "gosto de café com leite", e outra, "café-com-leite é cor neutra" ou "fale-me sobre a política café-com-leite". Agora não há mais hifens. A propósito dessa questão de hifens, uma revisora escreveu-me: "Estou revisando um pequeno manual e apareceu 'café da manhã', assim, sem hifens.
Plural: cafés-com-leite. Grafia no Brasil: café com leite. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: café com leite.
A forma correta de escrita da locução é fim de semana. Fim-de-semana, hifenizado, passou a estar errado desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. A locução fim de semana se refere ao período de tempo, geralmente de lazer, referente ao sábado e domingo, por oposição aos dias úteis.
O hífen é obrigatório quando se unem dois vocábulos gentílicos ou pátrios: indo-europeu, luso-brasileiro, sino-americano, euro-asiático, etc. 4 – Na união de prefixos e falsos prefixos. ... Já o falso prefixo é um radical, grego ou latino, que se coloca no início da palavra , dando significação.
Que ou quem tem origem ou nacionalidade portuguesa e brasileira. Plural: luso-brasileiros.
Significado de Hífen substantivo masculino Traço horizontal que indica a separação de um nome composto, de sílabas em fim de linha e de ligações enclíticas, pronome depois do verbo, ou mesoclíticas, pronome entre o radical e a desinência verbal; traço-de-união.
Usa-se o hífen quando duas palavras com identidade e significado próprios se juntam e formam um terceiro significado.
Língua Portuguesa Conta-gota ou conta-gotas? O correto é conta-gotas. Exemplo: Há um conta-gotas na imagem.
Significado de Conta-gotas substantivo masculino Tipo de dispositivo utilizado para fazer com que um líquido seja pingado em gotas (uma a uma); gotímetro.
Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta.
A forma correta de escrita da palavra é guarda-chuva, com hífen, visto ser uma palavra composta hifenizada. A sequência guarda chuva, sem hífen, está errada.
As palavras prefixadas em que o prefixo termina com vogal e o segundo elemento começa por 'r' ou 's' não possuem hífen. ... Contudo, a palavra guarda-roupa continua com hífen pois não é prefixada, ela é uma palavra composta (forma verbal + substantivo).
A invenção do guarda-chuva Dizem que a inventora do equipamento foi Lu Mei, uma jovem chinesa que havia feito uma aposta com o irmão mais velho. Os dois combinaram que tentariam inventar um equipamento para proteger as pessoas da chuva e Lu saiu vencedora.
SubstantivoEditar (Linguística⚠) conceito guarda-chuva, expressão guarda-chuva: conceito ou expressão que designa, contém ou descreve uma vasta gama de objetos e tem vários significados. ... (Direito⚠) contrato guarda-chuva: contrato que possui objeto amplo, impreciso e não claramente definido.
O guarda-chuva ecológico, comercializado pela americana Green Home, tem cada um de seus componentes feitos a partir de materiais reciclados. Depois de triturados, os plásticos reciclados são aquecidos para que as fibras de tecido sejam produzidas.
Tecido Nylon 70 Resinado P/ Forros, Guarda Chuva, Etc - 3mts.
Tempos modernos. Em 1928, Hans Haupt inventou o guarda-sol de bolso.
Descoberta: O armário foi descoberto por Lucia numa sala vazia durante uma brincadeira de esconde-esconde, onde ela se escondera ali. Ponto de saída(em Nárnia): bom, todos sabem... o fim do guarda roupa da no famoso ermo do lampião.
Apenas por volta dos séculos IX e X d.C. começaram a aparecer os primeiros armários verticais. “Eles tinham este formato pois eram feitos para guardar espingardas – daí o nome 'armário', derivado de arma”, explica Wylma. Segundo ela, as peças eram sempre de madeira, material abundante e relativamente fácil de manusear.
ARMÁRIO – antigamente era o móvel onde eram guardadas as armas. Mais tarde esse nome se generalizou para móveis com portas onde se guardava todo gênero de objetos. ... Este nome vem, estranhamente, de um prato de madeira usado para comida nas embarcações da Idade Média, do Latim gabata.
O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos. ... A primeira chamada telefônica de um celular móvel, foi feita de uma rua em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T.
Chegada do Celular no Brasil Pois o primeiro celular a ser lançado aqui no Brasil, aconteceu em 1990, pela Motorola e levava o nome de Motorola PT-550. De início o Motorola PT-550, passou a ser vendido primeiramente no Rio de Janeiro e um tempo depois em São Paulo.
O ano era 1990 quando um celular chegou ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro, pela primeira vez.