EQST

O Que A Poesia Intimista?

O que é a poesia intimista?

A poesia intimista (ou introspectiva) é uma classificação dada aos poemas que possuem um caráter mais íntimo. Ou seja, que expõe as emoções e sentimentos do autor, do eu lírico ou das personagens envolvidas.

Quais as características da poesia de Cecília Meireles?

As características das obras de Cecília Meireles Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.

Quais são os poemas de Cecília Meireles?

10 poemas imperdíveis de Cecília Meireles

  • Motivo. Eu canto porque o instante existe. ...
  • Ou isto ou aquilo. Ou se tem chuva e não se tem sol, ...
  • Despedida. Por mim, e por vós, e por mais aquilo. ...
  • Retrato. Eu não tinha este rosto de hoje, ...
  • Encomenda. Desejo uma fotografia. ...
  • Reinvenção. A vida só é possível. ...
  • A bailarina. Esta menina. ...
  • Elegia. Neste mês, as cigarras cantam.

Qual o poema mais famoso de Cecília Meireles?

Os 12 melhores poemas

  1. 1 – Motivo. Eu canto porque o instante existe. ...
  2. 2 – Declaração de amor em tempos de guerra. Senhora, eu vos amarei numa alcova de seda, ...
  3. 3 – As valsas. Como se desfazem as valsas. ...
  4. 4 – Canção de alta noite. Alta noite, lua quieta, ...
  5. 5 – Lua adversa. Tenho fases, como a lua. ...
  6. 6 – Quando meu rosto contemplo. ...
  7. 7 – Retrato. ...
  8. 8 – Discurso.

Qual a ideia principal do poema reinvenção?

O poema é iniciado com o refrão que, de forma imperativa, declara o desejo de reinvenção da vida, só que isso seja possível, é preciso ter uma vida bem vivida. O segundo refrão começa com 'mas', quer dizer, é uma ideia oposta a tudo aquilo que foi dito na primeira estrofe.

Quando meu rosto contemplo?

e o meu desgosto não passa. morrem de pureza tristeza?

Como explicar para uma criança o que é uma poesia?

A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. ... Normalmente, as poesias promovem o apreço pela leitura e o interesse pelos textos escritos. A poesia mexe com o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos, descobrindo que se pode brincar com as palavras.

Como ensinar o que é uma poesia?

A poesia para crianças pode começar com "jogo de palavras". O educador coloca uma lista de palavras que rimem e solicita que os alunos criem poemas com essas palavras. Outros estímulos também podem servir para criar poemas. Por exemplo: falar sobre a metáfora e solicitar aos alunos que escrevam metáforas.

O que precisa para fazer uma poesia?

Pense nisso e confira abaixo as dicas e um passo a passo para fazer um poema.

  1. Busque inspiração. ...
  2. Explore todos os sentidos. ...
  3. Escolha um tema para o poema. ...
  4. Defina a estrutura externa do poema. ...
  5. Fuja dos clichês. ...
  6. Conheça as figuras de linguagem. ...
  7. Comece a rascunhar. ...
  8. Produza sua arte final.

Como fazer uma poesia Slam?

As regras do slam: 1) um poema (ou texto) por vez, devendo ser de autoria do poeta (podem ser lidos) 2) sem acessórios, sem figurino, sem acompanhamento musical. 3) os poemas devem ter no máximo 10 segundos, com mais 1 segundo de bônus. após esse tempo a cada 1 segundo excedidos 0,5 pontos é descontado.

Como mexer com o Slam?

Basicamente, slams ou poetry slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e a desempenho.

Quais temas são trabalhados no Slam?

Diferentemente da poesia considerada clássica, o verso é livre, e as inspirações vêm do repente, do rap e, sobretudo, do hip-hop. Os temas falam de questões políticas, econômicas e sociais relacionadas à periferia: racismo, feminismo, desemprego e violência contra a mulher são alguns deles.

Qual é o conceito de Slam?

O slam é uma competição de poesia falada criada nos Estados Unidos por Marc Smith, mais especificamente em Chicago nos anos 1980 e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D'Alva. Originário do inglês, o termo slam quer dizer batida. Algo semelhante a uma pancada.

Qual o objetivo do Slam?

Com o formato similar ao de um sarau ou encontro de “spoken word” (declamação de textos), o Slam Poesia tem o objetivo de atrair, além de poetas, espectadores e escritores que, muitas vezes, têm pouca intimidade com a “poesia tradicional”. ... Ao final, o público escolhe quais foram as melhores interpretações.

O que é o Slam e qual sua origem?

Qual sua origem? Essa palavra surgiu em Chicago, em 1984. Exemplo: Slam é uma expressão inglesa cujo significado se assemelha ao som de uma “batida” de porta ou janela, “algo próximo do nosso 'pá!'

Como surgiu o Slam?

Embora as raízes do slam remetam à antiguidade e a idade média, a exemplo dos trovadores, o gênero, da forma que conhecemos hoje, surgiu em Chigaco, nos anos 80, através da ideia de uma "batalha de poesias" que ironizasse a declamação academicista e fosse diferente dos saraus, com mais concretismo e menos abstração.

Quem criou o Slam?

Mark Kelly Smith

Como surgiu o Slam no Brasil?

Campeonato de poesias surgiu com a cultura hip hop nos anos 1980, nos EUA, mas só chegou ao Brasil em 2008. Os campeonatos de Slam no Brasil foram introduzidos por Roberta Estrela D'Alva, através do ZAP, Zona Autônoma da Palavra, em São Paulo.

Onde foi criado o Slam?

Chicago

Quem trouxe o Slam para o Brasil?

Roberta Estrela D'Alva

Em que ano surgiu o Slam no Brasil?

Chegou ao Brasil em 2008 e, de acordo com D'Alva (2011), começou a ganhar destaque no cenário nacional a partir de 2011, quando uma brasileira foi finalista da Copa do Mundo de Poesia Slam na França - considerado o campeonato de poesia falada mais importante da atualidade.

Como foi criado o poema?

História. Na Grécia Antiga o poema foi a forma predominante de literatura. Os três gêneros (lírico, dramático e épico) eram escritos em forma de poesia. ... A poesia tinha uma forma fixa: seus versos eram metrificados, isto é, observavam os acentos, a contagem silábica, o ritmo e as rimas.

Quem foi que inventou o poema?

A poesia foi criada por Bardus Poéticus na Grécia antiga. Poéticus foi um escravo que em suas horas vagas ficava observando o poente. Para Poéticus a alvorada era o maior espetáculo da terra, sendo encenado quando a platéia ainda estava dormindo, inclusive ele.

Porque os poemas são produzidos?

Os poemas geralmente são produzidos para que as pessoas possam expressar os seus sentimentos. A pessoa que cria um poema pode ser livre para escrever o mesmo da maneira que desejar, mas se preferir pode também se adequar a um estilo literário.

Quem geralmente produz poemas?

Resposta: poeta (geralmente uma pessoa que tem muito domínio da língua e sensibilidade/criatividade para escrever) e são produzidos para todas as pessoas de forma geral.

Quem escreve poemas e para quem?

O autor e a autora que se destinam a escrever poemas são chamados, respectivamente, de poeta e poetisa. O poema é um tipo de gênero textual caracterizado por composições em versos e estrofes, sendo algumas vezes escrito em forma de prosa.