As análises laboratoriais de intolerância, de alergia e de sensibilidade alimentar são diferentes. Trata-se de exame recente de Intolerância Alimentar-IgG Total, que verifica vários alimentos, tais como glúten, tomate, trigo, entre outros.
Principais testes de intolerância alimentar
TESTE DE PROVOCAÇÃO ORAL Também chamado de desafio oral, é utilizado para estabelecer um diagnóstico correto, que pode ser guiado pelos resultados do exame de sangue ou do teste cutâneo. O teste de provocação oral pode ser utilizado para confirmar uma alergia alimentar ou se você superou uma alergia alimentar.
Teste Prick ou de puntura Esse teste é aplicado na suspeita de alergia alimentar ou inalatória. É um teste seguro, rápido e não causa dor.
Como o teste cutâneo é feito: O teste é realizado na região volar do antebraço (a parte que não costuma ter pelo), onde é aplicado, por meio de puntura, o controle negativo, o controle positivo (histamina) e o extrato do alérgeno. Aguarda-se 15 minutos para a leitura do diâmetro da elevação da pápula.
Quanto tempo demora um teste? A duração depende dos testes, os prick, prick-prick e intradérmicos são rápidos a aplicar e a leitura dos resultados faz-se após 15-20 minutos.
Teste de alergia no antebraço ou Teste de Prick, em que são aplicadas no antebraço da pessoa algumas gotas da substância que se pensa causar alergia, ou faz-se algumas picadas, com uma agulha com a substância, e aguarda-se 20 minutos para verificar se o paciente faz reação.
Os sinais menos graves que podem ocorrer perante a alergia a um medicamento são: