período Triássico
As regiões da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania ficaram encobertas pela água durante algum tempo, mas ao longo do período se soergueram. ... Nesta época surgiram diversas espécies de invertebrados trilobites, crinoides, escorpiões marinhos e cefalópodes.
Mesozóico
Os paleontólogos concordam que os dinossauros surgiram alguns milhões de anos (quantos exatamente ninguém sabe) depois da maior extinção em massa registrada na Terra, ocorrida na passagem do período Permiano para o Triássico, há 252 milhões de anos.
A origem das aves foi um tópico controverso dentro da biologia evolutiva por muitos anos, porém mais recentemente surgiu um consenso científico de que as aves são um grupo de dinossauros terópodes que evoluíram na era mesozoica.
“O ovo veio primeiro. As galinhas, assim como todas as aves são descendentes dos répteis. Ou seja, répteis muito antigos e que nem existem mais, foram se reproduzindo e geraram diferentes filhotes que se reproduziram e geraram filhotes mais diferentes ainda.
Sabe-se que os primeiros répteis apareceram no planeta Terra há mais de 300 milhões de anos durante a era Paleozoica. Eles deram origem às aves e mamíferos e têm como ancestral os anfíbios. O processo evolutivo possibilitou uma estrutura esquelética nova nos animais que viviam nas águas.
Características comuns entre aves e dinossauros Hoje em dia as aves são consideradas pelos cientistas como dinossauros terópodes derivados - uma ramificação muito especializada desses dinossauros. Isso porque ambos os grupos possuem características em comum: Pescoço alongado e móvel em forma de "S".
Ambos possuem boca, faringe, esôfago, intestino delgado e intestino grosso; e os órgãos como glândulas salivares, fígado e pâncreas. Quanto aos sistema reprodutivo, Bárbara, o sistema urogenital de ambos é bastante semelhante, partilhando, por exemplo, da característica de possuírem cloaca.
Era Mesozoica
Era Mesozoica