a) Neutralidade Valorativa: Necessidade, segundo Max Weber, da busca do posicionamento neutro quando se trata de fazer ciência, não considerando valores políticos e sociais. Relacionar a crítica feita pelo autor ao Positivismo e sua forma de trabalhar a ciência.
Tecnociência é um conceito amplamente utilizado na comunidade interdisciplinar de estudos de ciência e tecnologia para designar o contexto social e tecnológico da ciência.
adjetivo Que faz referência, em simultâneo, à tecnologia e à ciência. Que estabelece uma relação interdisciplinar entre a ciência e a tecnologia, podendo ser entendido a partir da junção dos saberes tecnológicos e científicos. Etimologia (origem da palavra tecnocientífico).
Resposta. Porque ela está vivente em todo lugar, tempo e momento, a filosofia contemporânea suga tudo para ela para que nós a possa vivenciar-la ou desvendala, .
Assim como é notória a interdependência entre ciência e tecnologia. Até por isso afirmamos que a Filosofia é mãe das Ciências e das Tecnologias pois ambas têm na Filosofia a mesma origem e formação. Além disso, a Filosofia está sempre avaliando e validando tanto a Ciência quanto a Tecnologia.
A Filosofia da Tecnologia pertence à autoconsciência de uma sociedade como a nossa. Nos ensina a refletir sobre o que tomamos como certo, especificamente a modernidade racional. A importância dessa perspectiva não pode ser subestimada.
A origem da Filosofia da Tecnologia pode ser remontada à segunda metade do século XIX. Entretanto, isso não quer dizer que filósofos precedentes não tenham abordado questões que, em nossos dias, seriam consideradas como pertencentes ao domínio da Filosofia da Tec- nologia.
O pensamento tecnológico que viceja na cena contemporânea tem posto sob suspeição a atitude criativa, uma vez que hoje, e cada vez mais, nossos modos de pensar e de criar passam a ser condicionados e determinados tecnologicamente.
É o que pretendo mostrar apresentando três modos de in- vestigar filosoficamente a tecnologia: os de Mario Bunge, Albert Borgmann e Andrew Feenberg, que re- presentam, respectivamente, uma perspectiva analítica, uma abordagem fenomenológica e um exame inspirado na Escola de Frankfurt.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
O conhecimento filosófico nasce do lógos (argumentação, lógica, pensamento racional). A razão aponta as contradições presentes nos mitos e traz a necessidade de um conhecimento lógico-racional, que surge da filosofia.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
Por que é importante perguntar para a Filosofia? Característica dos curiosos, a arte de fazer perguntas nos leva a entender e saber sempre mais. É por meio dos questionamentos que conseguimos nos forçar a entender profundamente determinadas questões que, até então, passaram despercebidas por nós.