O metabólito intermediário é o citrato, pois ele é um inibidor da enzima fosfofrutoquinase que é a enzima marca-passo da glicólise, se ocorrer inibição nesse processo que esta enzima faz parte, processo esse que é irreversível, não ocorre produção de piruvato, portanto nem a produção de acetil-coA, desta forma não tem ...
A hexoquinase é uma das três enzimas regulatórias ou marcapasso da glicólise (juntamente com a fosfofrutoquinase 1 e a pirvato quinase) (Harvey, Ferrier, 2012a).
São estas enzimas, as enzimas com baixa actividade catalítica, que determinam o sentido e a velocidade de fluxo numa determinada via metabólica. Variações na actividade destas enzimas, a que poderíamos chamar “enzimas marca-passo”, têm como resultado modificações da velocidade das vias metabólicas.
A síntese e a degradação do glicogênio estão diretamente relacionadas à ação de duas enzimas, a glicogênio sintetase (síntese) e a glicogênio fosforilase (degradação), as quais estão sob a regulação dos hormônios insulina e glucagon.
A via glicolítica tem um papel duplo, que é a degradação da glicose para gerar ATP e o fornecimento de substratos para reações de síntese de algumas substâncias. A velocidade de conversão de glicose à piruvato é regulada para atender essas duas principais necessidade.