A fibra óptica é usada para transmitir energia luminosa por longas distâncias. A fibra óptica é composta por filamentos finos e transparentes de vidro ou plástico de qualidade óptica que podem ser tão finos quanto um fio de cabelo.
Fibras Ópticas. Uma fibra óptica é composta basicamente de material dielétrico (em geral, sílica ou plástico), segundo uma longa estrutura cilíndrica, transparente e flexível, de dimensões microscópicas comparáveis às de um fio de cabelo.
Conheça a tecnologia por trás da transmissão de dados através da refração de luz
A “TV-na-Fibra” funciona da seguinte forma: no headend do provedor de internet, as antenas de recepção captam sinais de televisão igual digital aberta tanto em UHF como via satélite e fazem o processamento para o padrão brasileiro ISDB-T, posteriormente os sinais passam pelos equipamentos de equalização, conversor ...
O principal resultado desses investimentos foi obtido em abril de 1977, quando a primeira fibra óptica brasileira foi puxada em uma torre de dois metros de altura do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp.
1951
A internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.
A distância que os dados percorrem na rede de internet pode cruzar continentes. Para isso, existe uma estrutura que atravessa os oceanos para esses dados serem enviados. Isso significa que há cabos de fibra óptica inseridos no fundo dos oceanos, conectando África, América, Ásia, Europa e Oceania.
Robert Kahn
A origem da WWW A internet nasceu nos anos 1960 como uma rede fechada com o nome de Arpanet. Ela foi criada para auxiliar os militares dos Estados Unidos na troca de informações entre computadores do governo. Só foi em 1989 que a internet começou a receber características que conhecemos hoje, com o surgimento da WWW.
A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria. ... Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J. C. R.
Desenvolvida pela agência estadunidense ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, tinha o objetivo de conectar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANet.
Defense Advanced Research Projects Agency
ARPA (Advanced Research Projects Agency)
em 1969