A transpiração é um processo no qual a planta libera água no estado gasoso. Esse processo pode ser bastante prejudicial se ocorrer em excesso. Muitas pessoas não sabem, mas as plantas também perdem água por transpiração.
O cacto é uma planta de regiões desérticas. Cresce em lugares secos, onde outras plantas têm dificuldade para sobreviver. Sua capacidade de armazenar água é o que o mantém vivo. Os cactos têm espinhos pontudos que os impedem de ser comidos por certos animais do deserto.
A fotossíntese ocorre em qualquer órgão que possua clorofila da planta, como nos cactos as folhas são modificadas em espinhos, a fotossíntese ocorre no caule, que é verde! A reação ocorre da mesma forma, H2O mais CO2 em presença de luz e clorofila origina CH2O (carboidrato) e libera O2.
Para realizarem a fotossintese os cactos precisariam respirar... mas como podem respirar se não têm folhas? Eles fazem-no através do caule. Os cactos precisaram sofrer uma série de modificações, de adaptações, para poderem sobreviver ao clima árido e seco do deserto.
Outras suculenta que tem grau de toxicidade são: Aloe vera (animais), Senecio rowleyanus (animais), planta jade (animais), Rosa do Deserto e alguns cactos.
Uma má notícia aos fãs de suculentas: as variedades da Aloe são tóxicas aos cães quando ingeridas. No geral, elas causam vômito, depressão, diarreia, falta de apetite, calafrios e mudanças na cor da urina.