A ética na enfermagem é o ramo da ética que analisa as atividades da enfermagem. Esta divide vários princípios com a bioética, tais como beneficência, não-maleficência e respeito à autonomia. Pode ser distinguida pela sua ênfase em relacionamentos, manutenção da dignidade e cuidado colaborativo.
Art. 1º Exercer a Enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos.
Veja, a seguir, cada um dos princípios em detalhes:
Pelgulila 4 Х Qual das alternativas apresenta princípios básicos fundamentais da bioética? A А Beneficência/Não maleficência, justiça, autonomia.
Os princípios da bioética são quatros, quais sejam: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Isso porque a bioética tem como base a proteção do indivíduo do tocante a sua saúde.
O oferecimento de cuidados paliativos aos idosos em situação de terminalidade de vida tem relação estreita com os princípios da bioética: a beneficência, a não maleficência, a autonomia e a justiça, pois as demandas que permeiam esses cuidados a pacientes idosos, fora de possibilidades terapêuticas, exigem do ...
Considerou-se que a saúde, como bem público global, tem a justiça social, a equidade e a solidariedade como seus valores éticos orientadores. Tais valores levantam questões a serem aprofundadas pela reflexão ética.
Pergunta 2 Quais destes principais valores compreendidos na ética da saúde global apresenta características incorretas? A. As ações de solidariedade em saúde devem ser tratadas de forma igualitária, sem que haja relações. dominantes e respeitando a cultura dos países envolvidos.
O Princípio da Não-Maleficência determina a obrigação de não infligir danos intencionalmente. ... Este princípio abarca regras morais específicas, como, por exemplo, as de não matar; não causar dor ou sofrimento, incapacitação e ou ofensa a outros, e não despojar alguém dos prazeres da vida.