Para encerrar as contas de despesas, basta creditar valor idêntico (a contrapartida será débito de ARE). Para encerrar a conta de Receita, basta debitar valor idêntico (a contrapartida será crédito de ARE). Então, se o total das receitas for maior que o total das despesas, haverá lucro; caso contrário,prejuízo.
Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.
O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.
Para ter uma contabilidade bem organizada e gastar de maneira eficiente, é preciso entender bem a diferença. A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.
a) receita é a renda que a empresa obtém pelas vendas de mercadorias e produtos, pela prestação de serviços etc. ... b) custo é o gasto relativo à aquisição ou produção de um bem de venda ou de uso ou, ainda, o gasto diretamente relacionado com a prestação de determinado serviço. Por exemplo: b.
De forma resumida, pode-se definir os custos como aqueles relacionados às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. As despesas, por sua vez, referem-se aos gastos que não possuem relação direta com o produto final, como as despesas administrativas.
Se, de forma simplificada, receita é todo o dinheiro que entra a partir das vendas, lucro (mais especificamente o lucro líquido) é todo o dinheiro que sobra depois do pagamento de impostos, comissões e salários, despesas e custos de operação.
Qual a diferença entre receita e despesa? A receita é referente à entrada de capital, futuro ou imediato. ... As receitas têm como origem à venda de produtos ou serviços, enquanto as despesas são os pagamentos relativos à compra de produtos e a contratação de prestadores de serviços com o objetivo de garantir as receitas.
Lucro (do termo latino lucru), em sentido amplo, é todo ganho ou vantagem obtidos. No campo mais estrito da economia, é o retorno positivo de um investimento, deduzido dos gastos que este exigiu. Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados.
Faturamento e Receita são a mesma coisa? ... Sendo assim, o faturamento pode ser considerado como uma previsão dos valores que vão entrar no caixa da empresa ao decorrer do tempo. Já a receita é o total de pagamentos que efetivamente entraram no caixa da empresa num determinado período de tempo (dia, mês, trimestre, etc).
Para calcular o faturamento bruto da empresa (indústria, comércio e prestador de serviços) é necessário multiplicar o preço de venda do produto, mercadoria e/ou serviço pelo total de produtos, mercadorias e/ou serviços vendidos em determinado período.
Faturamento líquido é o total do faturamento (faturas), deduzidos dos impostos em substituição (IPI Faturado e ICMS Substituição, por exemplo), categoria diferente dos impostos sobre vendas (ICMS).
O faturamento bruto de uma empresa é tudo aquilo que ela arrecadou em suas vendas e serviços prestados. ... Por exemplo: se seu cliente parcelou a compra em duas vezes, o faturamento do mês contará com o valor total da compra, não apenas da parcela que será recebida no mês em questão.
Significa que o pedido está aguardando a emissão da nota fiscal para seguir para entrega. O faturamento geralmente ocorre próximo a data de coleta pela transportadora ou saída do centro de distribuição. É importante sempre observar o prazo previsto para entrega do seu pedido.
A receita líquida é o ponto de partida para o cálculo do lucro líquido. Mas enquanto a receita líquida se encerra na soma do total de vendas e rendimentos extras e subtração de reembolsos e descontos, o lucro líquido abrange também todas as despesas, inclusive deduções de impostos.
Em outras palavras, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro do bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
Explicando de forma bem simples: o faturamento é igual à soma de tudo que é vendido na empresa, ou seja, de todo o dinheiro que o negócio consegue gerar. Já o lucro é esse mesmo valor, menos todos os custos que a empresa tem com funcionários, impostos, pagamento de fornecedores, entre outras despesas.
Enquanto o lucro bruto retoma o custo da receita total menos o que se gastou, o lucro líquido é o próprio lucro bruto menos a dedução dos custos fixos e também dos impostos.
O lucro pode ser definido como a diferença entre a receita total e o custo total. Os custos, por sua vez, são divididos em custos fixos e custos variáveis. Para o empresário saber em que nível os lucros podem ser maximizados, ele deve observar também o comportamento dos custos fixos e variáveis.
Margem de lucro é a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda.
1 – Estes "100% de lucro" que você ganha sobre o produto são a Taxa de Marcação (ou markup). Ou seja, quanto você está colocando acima do seu custo do produto / serviço para gerar lucro, pagar impostos, comissões e pagar as contas fixas (os detalhes deste assunto são tema para outro artigo).
Produtos para vender com 100% de lucro