Título: subtítulo, número da Norma. Local, ano. volume ou página (s). ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.
Confira a seguir quais itens devem aparecer nessa citação:
Cite o artigo primeiro.
______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2004. Disponível em: . Acesso em: 2009.
Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).
Esta publicação deverá ser citada da seguinte forma: BrAsIl. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas.
No Brasil, o Censo Demográfico é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada 10 anos.
A coleta de informações Na pesquisa, são utilizados dois tipos de questionários: Questionário básico é aplicado em todos os domicílios brasileiros, possui cerca de vinte questões. Questionário amostra, é aplicado a 10% da população, por ser bem mais extenso e detalhado. São realizadas cerca de setenta questões.
O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território".
No Brasil, a contagem oficial de população é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma fundação de direito público interno ligada ao Ministério da Economia, que no intervalo entre dois censos demográficos, aproximadamente cinco anos depois e cinco anos antes, quantifica o número de ...
Arrolamento ou inscrição de pessoas ou animais. 2. Operação administrativa que consiste em determinar o número dos habitantes de um país, de uma cidade, com discriminação de sexo, nacionalidade, profissão, etc.; o mesmo que censo.
O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
substantivo masculino Pesquisa que determina o número de habitantes de uma região, cidade, país etc., especificando pelo sexo, idade, religião, estado civil; censo. Relação das pessoas que possuem as condições previstas pela lei para possuir certos cargos, funções: recenseamento eleitoral; recenseamento militar.
O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma, e esse estudo só pode ser completo se a população for recenseada.
Resposta. Resposta: O Censo da população em nosso país é feito por meio do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que envia coletores de informações por todo o território nacional para captar dados sobre a população, além de relacioná-los com informações e registros nos sistemas públicos.
A importância do estudo da demografia consiste no fato da população ser um elemento político essencial que caracteriza uma sociedade e que, conseqüentemente, tornam-se necessários compreender a fim de tornar possível o planejamento econômico, social, cultural ou político.
A demografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar o comportamento, as transformações e a dinâmica geral da população, utilizando-se principalmente de elementos estatísticos e pesquisas qualitativas.