A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
A Revolução Neolítica foi a transição do estilo de vida dos povos, eles passaram de caçadores-coletores e nômades, para produzirem agricultura de subsistência e criar animais. Em consequência disso, os povos se tornaram sedentários e as primeiras sociedades foram estabelecidas.
Revolução neolítica ou Transição Demográfica Neolítica, às vezes chamada de Revolução Agrícola, foi a transição em grande escala de muitas culturas humanas do estilo de vida de caçador-coletor e nômade para um agrícola e sedentário fixo, tornando possível uma população cada vez maior.
A revolução neolítica ocorre com a descoberta da agricultura, marcando o fim do paleolítico e o início do neolítico, sendo um acontecimento que teve e tem uma importância essencial para o aparecimento e continuidade de civilizações. ... Mesmo hoje, seria impensável a nossa sociedade sem a agricultura.
Pode-se afirmar que os principais fatores que levaram o homem ao sedentarismo na Antiguidade, foram as atividades de agricultura e pecuária no seu entorno.
Outras consequências da agricultura de espécies muito produtivas são o nascimento da propriedade privada, o aumento da quantidade e qualidade dos utensílio, uma maior especialização dando origem a novos ofícios, o uso de roupas feitas de tecido e não apenas peles de animais.