O imperialismo tem relação com a segunda revolução industrial, pois com esse avanço da indústria, foi preciso encontrar novos mercados consumidores dos produtos, além de encontrar fontes de matéria-prima. Os países da África e Ásia foram amplamente dominados nesse período.
Imperialismo: Dominação econômica de um país sobre o outro. Processo que ocorreu principalmente no período colonial, quando as colônias eram dependentes da metrópole e exploradas por ela. Neocolonialismo: As multinacionais têm atuado nos países subdesenvolvidos, explorando sua mão-de-obra e seus recursos naturais.
a partir de 1850
Significado de Apogeu [Figurado] Ponto culminante; auge: livro explica o apogeu e a queda de Roma. [Astronomia] Ponto mais distante na órbita de um corpo, astro ou satélite artificial em que, no momento de sua revolução, se encontra mais distante da Terra.
No significado literal a palavra apogeu quer dizer “o mais alto grau”, o “ponto culminante”, uma palavra pouco usada no nosso vocabulário informal diário, mas nada que em noventa não pudesse ser incorporado a uma bela canção de um grupo de pagode.
Apogeu e perigeu são dois conceitos da astronomia, que indicam a maior distância (apogeu) e a menor distância (perigeu) de um corpo celeste em relação ao planeta Terra. ... Quando está mais perto da Terra (perigeu), a Lua aparenta ser muito maior e mais brilhante.
O Apogeu da Filosofia Grega, período que compreende o sec. V na Grécia - foi marcado por uma série de acontecimentos que contribuíram para fazer com que esse período marcasse toda a história Ocidental - O conceito de democracia tem sua origem nessa época.
substantivo masculino A parte que se situa no local mais alto de; cume ou vértice. [Figurado] O que representa o ponto ou grau mais elevado; auge ou apogeu: a economia do Brasil ainda não atingiu seu ápice.
Assim surgiram os termos que retratam este fenômeno. Quando a Lua está em seu ponto mais distante da trajetória ao redor do planeta Terra falamos que ela esta no Apogeu. Já quando a Lua está mais próxima ela esta no seu Perigeu.
Afoxé – é um instrumento musical de percussão formado por uma cabaça redonda coberta por uma rede de bolinhas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se giram as bolinhas em um sentido, e o cabo no sentido oposto. É um instrumento musical muito utilizado nos rituais de umbanda e pelos grupos de samba e reggae.
Afoxé é um instrumento musical composto de uma cabaça pequena redonda, recoberta com uma rede de bolinhas de plástico parecido com o Xequerê sendo que o afoxé é menor. O afoxé pode ser de madeira e/ou plástico com miçangas ou contas ao redor de seu corpo.
As suas principais características são as roupas, nas cores dos orixás, as cantigas em língua iorubá, instrumentos de percussão, atabaques, agogôs, afoxés e xequerês. O ritmo da dança na rua é o mesmo dos terreiros, bem como a melodia entoada.
Manifestação típica do Carnaval baiano, os blocos de afoxé têm raízes no povo iorubá, e seus integrantes frequentam terreiros de candomblé.
O Carnaval de Salvador começa seis dias antes da quarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. Está espalhado por sete circuitos e doze bairros soteropolitanos com apresentações musicais e desfiles de blocos carnavalescos, como também há espaço para bailinhos, música eletrônica, palco do rock.
Ijexá é um ritmo oriundo da cidade de Ilexá, na Nigéria e foi levado para a Bahia pelo enorme contingente de iorubás escravizados que aportou neste estado do final do século XVII até a metade do século XIX.
O Ijexá resiste atualmente como ritmo musical presente nos Afoxés. Ritmo suave mas de batida e cadência marcadas de grande beleza, no som e na dança. O Ijexá é tocado exclusivamente com as mãos, os aquidavis ou baquetas são usados nesse toque, sempre acompanhado do Gã (agogô) para marcar o compasso.
O povo ioruba é um dos maiores grupos étnicos da Nigéria, um país africano, somando mais de 20 milhões de indivíduos no início do século XXI. ... Os iorubas são tradicionalmente os mais hábeis artesãos da África, trabalhando como ferreiros e tecelões ou no artesanato de couro, vidro, marfim e madeira.
Os iorubas são tradicionalmente os mais hábeis artesãos da África, trabalhando como ferreiros e tecelões ou no artesanato de couro, vidro, marfim e madeira. As mulheres fiam o algodão, fazem cestaria e tingimento de tecidos. A maior parte do povo ioruba vive do cultivo da terra.
Na verdade, a origem do povo iorubá é a cidade de Ile-Ife (Nigéria). ... O povo Yoruba inclui um grande número de grupos étnicos, tais como os Egba, os Ketu, Ijebu e os Ife, entre outros. Eles eram de Dahomey (hoje Benin), do Togo e na maioria do sudoeste da Nigéria.
Boa parte da população negra no Brasil veio de terras iorubás. Presentes há vários séculos em áreas dos atuais Benim e Nigéria, a história recente dos iorubás é marcada pelo surgimento do Império de Oyo no final do século XV, que se ergueu com o auxílio dos portugueses interessados no comércio local.
Numerosos reinos de diversos tamanhos organizavam-se em torno de um único rei, o obá. As cidades eram muito povoadas. No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubas e Ile-Ife tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia ioruba, foi o centro da criação do mundo.
Porto de Salvador
Salvador
Os principais portos onde os escravos negros desembarcavam no Brasil foram os das cidades do Rio de Janeiro, Salvador e de Recife. Há uma predominância de dois portos da região nordeste, em função do desenvolvimento econômico superior dessa região.
Resposta. Maranhão, Pará,Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.