Exemplo: Portanto, as retas r e s apresentam mesmo coeficiente angular (inclinação), mas seus coeficientes lineares são diferentes. Portanto a posição relativa entre as retas r e s é que são retas paralelas distintas.
Posições relativas. Duas retas distintas irão assumir as seguintes posições relativas no espaço: Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.
3 – Retas coincidentes: Duas retas são coincidentes quando possuem dois ou mais pontos em comum. É possível mostrar que, se as retas r e s possuem dois (ou mais) pontos em comum, então r = s. Por isso, retas coincidentes são vistas como uma única reta, ou como duas retas distintas que ocupam o mesmo espaço.
Resumindo: na geometria normal desenvolvida por Euclides, linhas paralelas nunca se encontram. ... Considerando estes outros sistemas geométricos, as linhas retas paralelas podem reunir-se em um "ponto no infinito".
Duas retas r e s são perpendiculares se, e somente se, são concorrentes e formam ângulos “retos”. Uma reta concorrente com um plano, num determinado ponto, é perpendicular ao plano quando é perpendicular a todas as retas do plano que passam pelo ponto determinado.
Construção Geométrica de Retas Paralelas
Posicione a borda de uma folha avulsa de papel sobre uma folha de carta sem pauta, logo acima de onde você quer que seja a primeira linha. Esse será o seu papel guia. Ajuste-o de modo que a linha siga diretamente através da página, e apenas a parte de cima da folha esteja coberta pelo papel guia.
Existem várias opções para criar uma linha invisível para ajudá-lo a escrever: