Clique com o botão direito do Mouse em cima do disco (HD) que você pretende particionar e escolha a opção “Marcar partição como ativa”, caso ela já esteja marcada vá para o próximo passo. 4. Clique novamente com o botão direito do Mouse no disco (HD) escolhido e escolha a opção “Diminuir Volume…”.
Desfragmentar seu disco é algo bastante importante e necessário e deve ser feito regularmente. Particionar o HD poderá tornar mais prático também a tarefa de desframentá-lo posteriormente, afinal, será possível desfragmentar apenas as partições que necessitam desta tarefa, e não o disco todo.
Partição sem o sistema operacional
Um meio alternativo de acessar o Gerenciamento de disco é abrir o Painel de Controle e clicar na opção “Sistema e Segurança”. Em seguida, clique em “Criar e formatar partições do disco rígido”, opção localizada abaixo da divisão “Ferramentas Administrativas”.
Digite "Gerenciamento do Computador" na barra de busca do menu "Iniciar" e aperte "Enter". Escolha a ferramenta de "Gerenciamento de Disco". Clique em Gerenciamento de Disco do lado esquerdo da janela e você deverá ver todos os discos e suas partições no seu computador. Na imagem, há um disco e duas partições.
O próprio Windows 7 criou o primeiro Disco 0 Partição 1 para arquivos do Windows. Disco 0 Partição 2 é a opção que você desejaria configurar, e ela é a única que você deve formatar e, obviamente, todas as outras que você configurar após este estágio.
O tamanho mínimo da partição necessária para o Windows 7 é de cerca de 9 GB. Dito isso, a maioria das pessoas que eu recomendo no mínimo 16 GB e 30 GB por conforto. Naturalmente, você terá que instalar programas na partição de dados se for pequeno demais, mas isso depende de você. Muda devido às suas necessidades.
16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco disponível. Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.
Na aba “Onde você deseja instalar o Windows?”, a partição criada a partir da ferramenta “Gerenciamento de disco” deverá ser selecionada – clique sobre “Espaço não alocado” (ou “Unallocated Space”). Crie, ainda neste espaço, uma nova partição para que o software seja instalado.
Um erro comum ao instalar o Windows no computador está relacionado ao disco em estilo GPT (Guid Partition Table). Esse problema ocorre quando o usuário formata o HD usando um padrão de partições para EFI em PCs antigos (que possuem BIOS) e, portanto, são compatíveis apenas com o modo MBR (Master Boot Record).
Para instalar o Windows 10 no novo HD, certifique-se de que o disco esteja instalado e funcionando no notebook. Através de outro PC, crie uma mídia de instalação do Windows 10 em um DVD ou pen drive seguindo os passos do vídeo abaixo: Criar mídia de instalação do Windows 10.
Há vários cenários que podem levar uma pessoa a querer mais de um sistema operacional no computador e, por isso, existe o recurso dual boot. Com ele, é possível instalar dois ou mais sistemas no HD e, na hora de ligar, escolher qual você desejar inicializar.
Não é possível instalar mais de um Sistema Operacional em um computador. ... Sim, porém os Sistemas Operacionais devem ser todos do mesmo tipo, ou seja, somente de código aberto ou somente de código fechado. Sim.
Veja como instalar por dual boot.
Primeiro, com HD sozinho e instalando o SO. Depois, com o outro HD, também sozinho, instalando o outro SO. Ao ligar o PC, basta apertar a tecla F12 e escolher qual SO bootar. Dessa maneira fica livre dos maus humores do gerenciador de boot do Win que, se entrar em crise acaba com as duas instalações.
4. COMO FAZER DUAL BOOT COM 2 HDs SEPARADOS (SSD WINDOWS 10 E SSD LINUX MINT)
Em alguns casos, existem alternativas como os LiveCDs/DVDs – CD-ROMs que já trazem um sistema (quase sempre Linux) pré-instalado e permitem o boot a partir deles, sem interferir no disco rígido – e o uso de máquinas virtuais para rodar outros sistemas operacionais dentro de janelas do sistema principal.
Como instalar o Windows em um HD externo
Usar SSD e HD ao mesmo tempo deixa o PC mais rápido? Veja dicas
Se você possui uma versão do Windows instalada em seu computador, mas precisa de outra versão para utilizar um programa, você pode ter 2 sistemas operacionais instalados no mesmo computador. Esse tipo de instalação chama-se dualboot, onde durante a inicialização, você escolhe qual sistema operacional deseja utilizar.
Processo de download do Windows
Como instalar um HD SATA extra no seu computador
Basta ligar os Fios, Se eventualmente o computador dar boot por ele não tem problema, basta reiniciar e apertar F12 e escolher o Disco correto e depois formatar o outro disco no windows.
Mude o disco rígido para o status de “principal” (ou "Master").
Desconecte o HD do Win10, conecte o HD antigo e proceda com a instalação. Depois que estiver instalado, com os drivers e ajustes finos para deixar do teu jeito desligue e conecte o HD com o Win10. Para dar boot por um ou outro é só escolher pela tecla F12 qual o SO que pretende operar.
Note que uma das pontas do cabo flat possui dois conectores. O primeiro, mais próximo da extremidade, deve ser conectado ao HD Master. O segundo, do meio, deve ser usado para conectar o HD Slave. Já o terceiro conector, na outra extremidade do cabo, é ligado à placa-mãe.
Você quer usar o HD IDE como principal e o SATA como secundário, certo? Pois saiba que HDs SATA não tem Master ou Slave, então o que precisa fazer é: - Entrar no setup (Del ou F10 ou outra tecla) e na parte de configuração de boot, marcar o IDE como primário e o SATA como secundário.
A única coisa que tem como você fazer é deixar seu hd SATA como primário ou secundário. Ou seja, você apenas vai espetar o hd sata na board que não vai interferir com o funcionamento do hd pata. Verifique em sua placa pois sempre há uma serigrafado qual é a porta SATA1 ou SATA2 (primário e secundário).
Nota: O jumper é uma pequena pecinha plástica que contém um metal condutor em seu interior. Você encaixa essa peça em dois pinos, localizados na traseira do HD para que ele informe à placa-mãe de que forma ele deve trabalhar, se é como um disco primário (master) ou secundário (slave).
Para alterar o local de instalação para novos aplicativos, vá em “Configurações”, depois em “Sistema” e procure por “Armazenamento”. Em “Locais de salvamento”, é possível alterar o local de armazenamento de novos arquivos e dos documentos, músicas, fotos e vídeos já salvos no computador.