Para aumentar a gordura do leite, a recomendação é de que a dieta contenha, no mínimo, de 25% a 33% da MS de FDN e de 14% a 18% de FDNfe. Essa combinação é suficiente para manter a ruminação e a produção de saliva (tamponante) em quantidades ideais e, consequentemente, adequado funcionamento ruminal.
Conforme o RIISPOA, em um leite normal, o índice refratométrico no soro cúprico não deve ser inferior a 37º Zeiss. A simples adição de água (10% da quantidade amostrada) abaixa o índice de refração em 2,5 a 2,6º Zeiss. Este método é o mais utilizado para determinação do índice refratométrico do leite.
A embalagem é especial, a caixinha, é constituída por camadas super postas, tendo dentre elas uma lamina de alumínio cuja função é inibir a passagem da luz, uma camada de plástico para evitar o contato do leite com o alumínio e camadas de papel e papelão.
O leite de caixinha (UHT) é submetido a uma temperatura acima de 100°C, que elimina todas as bactérias que estão presentes no leite. Já o leite de saquinho (pasteurizado) vai a uma temperatura entre 72° e 75°, cujo objetivo é eliminar somente as bactérias patogênicas.
Ou seja, o leite de saquinho é mais nutritivo pois mantém os lactobacilos. O leite de caixinha, por sua vez, dura por mais tempo na geladeira.
O leite em pó tem uma maior durabilidade que o leite líquido, podendo durar um mês mesmo depois de aberto, enquanto o líquido dura cerca de 3 dias e, mesmo assim, precisa ser conservado na geladeira.
O leite desnatado. Por possuir menos gordura e maior quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. O semidesnatado é uma boa opção, quantidade menor de gordura e mais cálcio.