Veja 30 sites que oferecem atividades para educação infantil de graça
O jogo de tabuleiro ou mesa é uma proposta de entretenimento que utiliza normalmente um tabuleiro e algum tipo de complemento, como dados, cartas ou fichas. Seguindo uma série de regras e instruções, os participantes têm que alcançar algum objetivo para obter a vitória.
Badminton, assim como o Tênis, é jogado com raquete, por dois jogadores, ou dois times de dois jogadores cada. O objetivo é fazer 21 pontos. O ponto é marcado quando um jogador consegue derrubar a peteca no lado da quadra correspondente ao adversário, passando por cima da rede.
De acordo com Kishimoto (1996), o jogo tem a função lúdica (proporciona diversão, prazer), e educativa (o jogo ensino). A brincadeira permite à criança participar das tarefas de aprendizagem com motivação. Pode-se dizer que o jogo é um recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa.
Tanto os jogos como as brincadeiras ensinam regras, despertam a atenção desenvolvem as características pessoais, sociais e culturais da criança e também colaboram para a saúde mental facilitando a socialização, comunicação e expressão das crianças.
Piaget (1978) trata os jogos infantis como meio pelo qual as crianças começam a interagir consigo mesmas e com o mundo externo, e chega a afirmar que “tudo é jogo durante os primeiros meses de existência, à parte algumas exceções, apenas, como a nutrição ou certas emoções como medo e a cólera (PIAGET, 1978, p. 119)”.
A arte da brincadeira cria, propicia, estabelece, compreende e explora uma multiplicidade lúdica de desenvolvimento integral do ser humano (social, cultural, emocional, cognitivo e físico), bem como um importante recurso de comunicação, entretenimento, criatividade e autonomia.
Brincar possibilita a aprendizagem da criança, facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. As ações com atividades em grupo possibilitam a interação com as crianças e devem ser criadas e recriadas, sendo importante a utilização da arte associada ao brincar para permitir novos significados.