O Extrato Glicólico de Aloe Vera tem ação emoliente, cicatrizante, tonificante, antiinflamatória, suavizante, lenitiva, refrescante, hidratante, protetora e restauradora de tecidos. Usado em preparações lenitivas para peles delicadas, sensíveis, irritadiças e/ou secas.
Quando aquecer o vidro, ele vai se misturar, o gel da babosa, a glicerina e o álcool. Então, está pronto o seu extrato glicólico, é só colocar ali, ó, um adesivozinho, tá? E conservar na geladeira uso final.
Lave o gel e bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Lembre-se que a babosa é bastante aquosa, por isso não é necessário adicionar água. MODO DE PREPARO: Em um recipiente de vidro escuro, misture todos os ingredientes. Tampe bem, agite algumas vezes e reserve por 7 dias em um ambiente escuro.
Como usar extrato de Aloe Vera Aplique diretamente sobre a pele e cabelos ou misture no hidratante de sua preferência e espalhe bem. O produto pode ser usado na aromaterapia, basta acrescentar algumas gotas de óleo essencial.
A aloe vera possui naturalmente vitaminas, polissacarídeos, alantoína, ácido salicílico e outras substâncias. Excelente para pele, cabelos e corpo, age como hidratante, emoliente, refrescante, doa brilho aos cabelos, nutre e fortalece.
Para preparar o suco de babosa em casa, deve-se retirar as folhas da planta, lavar e cortar os espinhos. Em seguida, deve-se retirar a parte amarela que está presente na folha, pois contém substâncias tóxicas. É recomendado também descartar a folha em si e utilizar apenas a parte branca gelatinosa.
Retira-se a casca da folha e toda a sua parte amarela presente logo abaixo da casca, para colher a sua parte interna, que é a parte “babosa”, o gel da planta).
Comece com as folhas frescas de babosa. A Dra. Ritu Thakur, especialista em Ayurveda, orienta: “Extraia o gel das folhas frescas e intactas de babosa vendo primeiro se a parte inferior delas apresenta um fluido amarelo para ter certeza de que estão maduras.
A folha de aloe vera que você cortou deve ser cortada transversalmente e através da parte central para extrair o gel corretamente. Por outro lado, é possível ver se, ao cortar, o gel já aparece na base, para que, em princípio, você não precise fazer cortes enquanto pode obter o gel que precisa abaixo.
Você deve separar ou cortar o broto da planta, e, caso tenha que cortar, espere cicatrizar. Depois, é só plantar. Nunca deixe as folhas da babosa entrar em contato com a terra, pois ela poderá apodrecer. Você pode colocar uma camada de material como seixos acima do solo para evitar isso.
Como fazer?
Você vai precisar de:
O gel vai naturalmente ficar marrom com o tempo. Para evitar a mudança de cor, corte uma cápsula de gel de vitamina E ao meio e misture o conteúdo com a babosa, mexendo bem. Se for guardar uma folha inteira, ela vai murchar e mofar, por isso, use-a dentro de uma semana.
Mais uma vez, a umidade apenas acelera o processo de deterioração, e por isso manter esse alimento fora da geladeira é o ideal. Aliás, se ele não tiver sido cortado pode durar até 30 dias!