Nos sistemas americano e inglês, as respectivas siglas UNC e BSW se referem à rosca grossa (ou normal) enquanto as siglas UNF e BSF se referem à rosca fina.
Geralmente o comprimento de um parafuso é medido de sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Entretanto, para parafusos em que a cabeça ficará para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Temos os seguintes perfis das roscas:
Tipos de porcas e suas aplicações
Parafusos passantes Como o próprio nome sugere, esse tipo de parafuso atravessa a área que exigirá fixação, necessitando do uso de porcas e arruelas para garantir que tudo ficará bem fixado.
Parafusos passantes Esses parafusos atravessam, de lado a lado, as peças a serem unidas, passando livremente nos furos. Dependendo do serviço, esses parafusos, além das porcas, utilizam arruelas e contraporcas como acessórios. Os parafusos passantes apresentam-se com cabeça ou sem cabeça.
Parafuso Allen com Cabeça Cilíndrica (DIN 912) É utilizado em aplicações com elevadas forças de trabalho, que exigem alta resistência da peça, como: montagem de máquinas e equipamentos, ou nas áreas de manutenção e ferramentaria na fixação de ferramentas de usinagem.
Os parafusos flangeada têm um formato de cabeça levemente arredondado - mas, geralmente, são menos acentuados que os modelos lentilha, por exemplo. Os parafusos são peças fundamentais para fixar peças e firmar estruturas. ... O acabamento do parafuso é outro aspecto que faz muita diferença.
Os parafusos com rosca auto brocante é ideal para serviços em superfícies muito rígidas nas quais não foram feitos buracos ainda. Em vez da ponta normal de parafuso, elas possuem uma espécie de broca para realizar a perfuração. A cabeça deles é sextavada, isso permite que você utilize.
Na fixação das telhas são recomendados 4 parafusos para cada m² e para fazer a costura das telhas, 1 a cada 500 m/m. Controle sempre a velocidade e observe a arruela. É recomendado fixar os parafusos auto perfurantes na onda baixa da telha.
Para escolher o parafuso certo é importante que você determine o comprimento e o diâmetro corretos. O comprimento indicado é aquele que seja suficiente para atravessar a primeira peça e penetrar na segunda, de forma a garantir a fixação correta.
O parafuso sextavado é um dos fixadores mais comuns quando se trata de construção e reparo. Seu nome se deve à sua cabeça com 6 (seis) faces. Pode ser utilizado em uma infinidade de aplicações, sejam internas e externas.
Significado de Sextavado adjetivo Que tem seis faces; composto por seis lados; hexagonal, hexaédrico: porca sextavada.