Funções dos advérbios O advérbio possui a função de modificar o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. ... O advérbio não admite variação em sua forma e sua principal função é modificar o verbo.
Os advérbios constituem uma classe gramatical cuja função consiste em modificar, ou seja, adicionar sentido a verbos, a adjetivos e a outros advérbios. Sua classificação tem relação direta com a circunstância que expressam, podendo ser de tempo, modo, lugar, intensidade, negação, afirmação ou dúvida.
A 1. ª conjugação, de tema em -a-, compreende verbos como amar, saltar, brincar, etc.; a 2. ª, de tema em -e-, compreende verbos como comer, receber, dever, etc; a 3. ª, de tema em -i-, integra verbos como dormir, sorrir, partir, etc.
Verbos são palavras que indicam, principalmente, uma ação. Podem indicar também uma ocorrência, um estado ou um fenômeno.
O verbo ler pertence à segunda conjugação, pois sua terminação é “ER”. ... Assim como também pertencem a ela os verbos – vender, crer, saber, fazer, entre outros. Quando vamos conjugá-los, surgem algumas dúvidas quanto ao modo correto, mas não se preocupe!
O verbo “Pôr” não possui a terminação “ER”, mas mesmo assim ele pertence à segunda conjugação. Juntamente com ele também estão os seus derivados, tais como: repor, dispor, propor, compor. ... Mas não se incomode com esta mudança, pois outros verbos também possuem esta mesma particularidade.