A melhor maneira de tratar os calos e calosidades dos pés é eliminar a fonte de pressão que fez com que eles surgissem. O podologista pode encontrar a causa do excesso de pressão através do exame do seu pé. Algumas alterações estruturais dos dedos podem ser a origem do calos e das calosidades dos pés.
O calo com núcleo tem origem na segunda fase, onde se torna doloroso devido à pressão consecutiva no local. Em seu centro há a formação de uma área circular, queratinizada, amarelada e cônica (de fora para dentro), que chamamos de núcleo.
Calo Mole: É, também, como o calo duro, uma resposta da pele ao atrito e às pressões externas, mas difere deste por ter consistência mole e cor esbranquiçada. A principal causa do calo mole é o atrito das epífises das falanges, isto é, das extremidades dos ossos dos artelhos sobre a pele dos dedos vizinhos.
É possível retirar os calos através de diferentes métodos. Alguns exemplos são banhos mornos seguidos de esfoliação com pedra pomes, calicidas, produtos com ação esfoliante indicados para remover calos, que contêm Ácido Salicílico, Ácido lático ou Ureia em sua composição.
Calos Interdigitais - são hiperqueratoses que ocorrem pelo contato e compressão da pele entre dois dedos do pé que podem ser causados pelo uso de calçados que comprimem os pés lateralmente, como os sapatos de bico fino.
5 passos para eliminar calos em casa
Confira a seguir o passo a passo para remover os calos:
Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um "descanso" para o machucado.
5 passos para curar uma ferida mais rápido
Outro sinal de que a coisa não anda nada bem. Coloração preta é indicativa da pior das situações: a chamada necrose, ou seja, a morte das células daquele lugar. Tecido morto não só impede que a cicatrização continue a acontecer, mas é um atrativo para os micróbios, que chegam ali para ficar e se reproduzir à vontade.