A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).
Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.
O solo argiloso é o menos permeável retendo a maior parte da água. ... As partículas deste tipo de solo eram um pouco maiores que as do solo arenoso havendo mais espaços livres entre elas e, consequentemente, permitindo uma maior facilidade à passagem da água.
Taxa de Permeabilidade é a relação entre a parte permeável, que permite a infiltração de água no solo, livre de qualquer edificação, e a área do lote.
De acordo com Souza Pinto (2000), o coeficiente de permeabilidade indica a velocidade de percolação da água quando o gradiente hidráulico é igual à unidade. Esta velocidade, também chamada de velocidade de descarga é calculada dividindo-se a vazão pela área, no caso de um permeâmetro.
Os principais fatores que influenciam no coeficiente de permeabilidade são: granulometria, índice de vazios, composição mineralógica, estrutura, fluído, macro-estrutura e a temperatura.
Um dos métodos mais utilizados na determinação da permeabilidade in loco — também denominada in situ — é o ensaio de Lefranc. Ele pode ser executado em diversas profundidades e consiste em introduzir ou bombear água numa cavidade de forma constante.
Para fins de análise elencamos os fatores que podem influenciar a permeabilidade tais como: temperatura, estrutura, índice de vazios, homogeneidade, tamanho dos grãos e grau de saturação. O ensaio de permeabilidade tem fundamental importância para a engenharia.
A percolação traduz o movimento subterrâneo da água através do solo, especialmente nos solos saturados ou próximos da saturação. Quando a quantidade de água da chuva infiltrada no solo se torna maior que a capacidade de absorção deste, podem ocorrer perdas de água por percolação.
Expressão usando a fórmula de Chézy
A carga hidráulica total em um ponto corresponde à soma da carga piezométrica, expressa em altura de coluna d'água, e da carga altimétrica, diferença de cotas obtida em relação a um plano de referência único, considerado para todo o problema, adotado abaixo deste de preferência (para não haver cotas negativas).
Em física, a energia cinética em um objeto é a energia que ele possui devido ao seu movimento. Isto é definido como o trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso para que este adquira velocidade.
Linha de fluxo (ou de corrente): linha que define a trajetória ao longo da qual se desloca uma partícula de água através do meio poroso. Linha equipotencial: linha (perpendicular às linhas de fluxo) que une pontos com igual carga hidráulica (energia).
Resposta. A areia deixa a água passar com facilidade e a argila não deixa a água passar com facilidade.
Superfícies equipotenciais são superfícies de um campo elétrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial elétrico, ou seja, suas linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície. ... Num campo elétrico uniforme, as superfícies equipotenciais são paralelas entre si.
Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.
O conjunto de todas as linhas de corrente que passam por uma pequena curva fechada é definido como um tubo de corrente.
Escoamento laminar (regime laminar, também chamado de lamelar ou tranquilo) - no qual as partículas do fluido tendem a percorrer trajetórias paralelas. Escoamento turbulento (regime turbulento, no qual as trajetórias das partículas são curvilíneas, não paralelas, alteram-se em sentido, sendo irregulares.
Fluido Ideal é o modelo em que o fluido dentro de um recipiente é considerado como sendo contínuo, homogêneo, incompressível e com viscosidade nula. ... Incompressível significa que a densidade do fluido é independente da pressão, no intervalo de pressões considerado.