EQST

O Que Significa Unilocular E Multilocular?

O que significa Unilocular e Multilocular? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que significa Unilocular e Multilocular?

Enquanto no tecido adiposo unilocular temos células grandes, no tecido adiposo multilocular, essas são pequenas e de formato poligonal. O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, estando relacionado, portanto, com a manutenção da temperatura corpórea.

O que é tecido adiposo Unilocular?

Tecido adiposo unilocular O nome unilocular é pelo fato de que cada adipócito encontra-se repleto de uma única e grande gotícula lipídica de gordura neutra. No corpo humano adulto ele existe em maior quantidade que o multilocular.

Como ocorre a deposição e a mobilização de lipídios do tecido adiposo Unilocular?

A mobilização e a deposição dos lipídios dentro dos adipócitos sofrem influência de fatores neurais e hormonais. A noradrenalina é essencial para mobilização dos lipídios, pois ela inicia uma série de passos metabólicos nos adipócitos que levam a ativação da lípase (enzima que quebra os triglicerídeos).

Como ocorre o acúmulo de triglicérides no interior do adipócito?

Nesse tecido adiposo, as fibras reticulares sustentam as células adiposas. A origem dos armazenados são triglicerídeos, que podem vir da alimentação (quilomícrons), podem vir do fígado através do VLDL e da própria síntese celular, transformando a glicose em triglicerídeo (a insulina acelera esse processo).

Como ocorre a degradação dos triglicerídeos?

Degradação dos triacilgliceróis no corpo humano A mobilização do depósito de triacilgliceróis é obtida pela ação das lipases dos adipócitos, que são enzimas sujeitas a regulação hormonal, que hidrolisa os triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol. Sendo que estes produtos são oxidados por vias diferentes.

Como é o processo de quebra de gordura?

A função dos lipídios é fornecer energia, sendo semelhante à dos carboidratos. Isso significa que quando o corpo precisa de combustível há quebra de carboidratos e, se esses acabam, inicia-se a quebra de gordura, processo chamado de lipólise.