Não há cura para a trimetilaminúria. Em geral, o tratamento é feito à base de antibióticos por um curto período e da restrição de alimentos com colina por tempo indeterminado. “Aconselhamos que o paciente trabalhe com um especialista em nutrição clínica para criar essa dieta”, recomenda o profissional.
- Além dos fatores genéticos, que determinam as características das glândulas apócrinas, há também outras condições que podem contribuir para o mau cheiro corporal como obesidade, má higiene pessoal, excesso de suor, ingestão excessiva de álcool ou alguns alimentos como cebola, alho e pimenta - afirma a especialista.
Um bom tratamento caseiro para reduzir o incômodo causado pelo corrimento com mau cheiro é o banho de assento com folhas de goiabeira, já que possui propriedades antibióticas. Ingredientes: 30g de folhas de goiabeira.
Cheiro forte indica, talvez, infecção urinária e, se o odor estiver diferente do normal, Marcos alerta sobre a possível presença de açúcar no sangue. O ato de urinar não deve ser dolorido. A frequência do xixi também é importante. Quem ingere pouca água e urina muito pode estar com sintoma de diabetes, por exemplo.
A saber: um sistema urinário 'normal' despeja cerca de 15 mililitros por segundo. O trabalho dos rins é filtrar o sangue e substâncias na proteína da urina. Especificamente, quando o xixi parece muito espumoso, pode ser devido ao excesso de proteína, que sinaliza que algo não está bem com o órgão.
A urina esbranquiçada, também conhecida como albuminuria, pode ser provocada pela presença de infecção urinária severa, normalmente acompanhada de queimação ao urinar e febre.