As manchas claras provocadas pela hipomelanose podem ser atenuadas com o uso de pomadas à base de antibióticos, hidratação frequente ou, até com o uso de fototerapia no consultório do dermatologista.
Discromias são alterações na coloração da pele resultantes da diminuição (hipomelanoses) ou do aumento (hipermelanoses) da melanina – substância responsável pela coloração da pele, dos olhos e dos cabelos, que evita danos oriundos da radiação ultravioleta ao DNA – e da deposição de substâncias endógenas ou exógenas na ...
Há dois conceitos principais usados por dermatologistas: A remoção da mancha cutânea causada pela hiperpigmentação pós-inflamatória e controle dos sinais. A remoção – por laserterapia, luz intensa pulsada ou peeling químico– destrói as células cutâneas hiperpigmentadas para gerar nova pele, sem hiperpigmentação.
Pode-se citar, por exemplo, a hidroquinona, o ácido glicólico, o ácido reti- nóico e o ácido kójico como agentes despigmentantes de rele- vância, tendo dessa maneira suas ações clareadoras avaliadas no tratamento de uma hipercromia pós-inflamatória.
Anemia hipercrômica: Valor maior a 31 picogramos, pode ser causada por deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico. Também pode ser causado por doença hepática e após quimioterapia. Anemia normocrômica: Valores entre 27 e 31 picogramos, indica que a causa da anemia é perda de sangue.