Para realizar a conversão de decimal para binário, realiza-se a divisão sucessiva por 2 (base do sistema binário). O resultado da conversão será dado pelo último quociente (MSB) e o agrupamento dos restos de divisão será o número binário. A leitura do resultado é feita do último quociente para o primeiro resto.
Por exemplo, para obter o endereço IP 89, a versão binária é
Convertendo número inteiro em binário em python
Um modo simples de fazer essa conversão é dividir o número decimal que você quer converter em binário por dois. Faça a divisão "na mão", e anote o resto (será 0 ou 1). Pegue o quociente dessa divisão e divida-o, também, por dois. Anote, outra vez o resto.
scanf ( "%d" , &n);...Conversão Decimal para Binário – C
Um sistema de numeração
Gênero ou género binário é a classificação do gênero e sexo em duas formas distintas e opostas, tal como masculino ou feminino. ... Várias sociedades têm utilizado o gênero binário para dividir e organizar as pessoas, apesar da forma como isto ocorre diferir entre as sociedades.
O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado).
Os mangarevenses não tinham a menor intenção de inventar a informática, mas se deram conta de que o sistema decimal herdado de seus ancestrais – como o nosso – acabava sendo muito inconveniente para fazer os cálculos no mercado, e a ele acrescentaram um sistema binário que facilita muito as operações aritméticas mais ...
Gottfried Leibniz
Por volta do século III a.C., o matemático indiano Pingala inventou o sistema de numeração binário. ainda usado atualmente no processamento de todos computadores modernos, o sistema estabelece que sequências de uns e zeros podem representar qualquer número.
O sistema de código binário permite a execução de cálculos aritméticos e de operações lógicas. Dessa forma, ele consegue executar o que solicitamos a ele. Para isso, ele utiliza apenas dois valores binários, ou seja, 0 e 1, que são interpretados pelo processador.
O Código binário é um sistema de codificação onde todos os valores são representados por 0 e 1. Quando falamos sobre código binário na informática, estamos falando sobre armazenamento e memória. ... A posição 0 significa uma posição sem valor (desligado) e 1 significa uma posição com valor (ligado).
Os números binários como são usados atualmente foram inventados pelo matemático alemão Gottfried Leibniz, no século 18. Acontece que pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, descobriram que a utilização deste sistema de números é bem mais antigo — para ser mais exato, cerca de 400 anos do que era afirmado.
O sistema binário e o hexadecimal são empregados fortemente nas tecnologias, os computadores operam pelo sistema binário, eles entendem somente palavras e dígitos em forma binária. Todas as informações inseridas nos computadores são codificadas e decodificadas por números binários.
No sistema decimal cada algarismo tem um valor posicional, ou seja, cada algarismo tem um peso de acordo com a sua posição na representação do valor. ... O sistema binário utiliza os símbolos: 0, 1, sendo cada símbolo designado por bit (binary digit).
No sistema de numeração maia os algarismos são representados por símbolos, os símbolos utilizados são pontos e barras horizontais. ... No sistema de numeração Maia, os algarismos são baseados em símbolos. Os símbolos utilizados são o ponto e a barra horizontal, e no caso do zero, uma forma oval parecida com uma concha.
O sstema de numeracao egípcio tem base em potencias de 10 e o sistema de numeração romano, apesar de ter representação par potencias de 10, também tem representação para o numero 5 e 50. Nos dois sistemas, temos simbolos utilizados para escrever os numeros.
Os maias desenvolveram um sistema de numeração que podia representar qualquer número com apenas três símbolos. Uma concha representava o zero, um ponto representava o número 1 e uma barrinha o número 5. Nós usamos um sistema decimal posicional de base 10, já os maias usavam um sistema vigesimal.
Alguns exemplos de sistemas de numeração usados até hoje são: sistema de numeração decimal, sistema de numeração romano e sistema de numeração egípcio. O sistema de numeração decimal é posicional, pois o valor do algarismo é alterado em função de sua posição no número.
Atualmente o sistema de numeração indo-arábico tem se mostrado eficiente e prático sendo adotado por grande parte dos países, inclusive pelo Brasil.
No sistema de numeração decimal indo-arábico são, ao todo, dez os dígitos que formam os algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9; no sistema de numeração romana, são sete: I, V, X, L, C, D e M. No sistema de numeração decimal que usamos hoje, os algarismos são representados pela composição dos dígitos.