A UFPE reúne mais de 40 mil pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação, distribuídos em três campi: Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão.
Campus Recife
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma instituição pública mantida pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, para ofertar ensino superior gratuito de qualidade.
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, mantida pelo governo federal. Está sediada na cidade do Recife, no estado de Pernambuco.
74 anos (11 de agosto de 1946)
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma instituição de ensino superior pública brasileira considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia e uma das mais importantes no país.
A UFBA, Universidade Federal da Bahia, é uma instituição pública federal de ensino superior criada para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada à sociedade, contribuindo para a formação profissional e cidadã do estudante. ... A UFBA é uma universidade pioneira no ensino superior do Brasil.
39.
75 anos (8 de abril de 1946)
PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Uma das formas de ingresso na UFPE é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), poderá participar do processo seletivo apenas candidatos que realizaram o Enem no ano de 2019.
SiSU na UFPE
Como entrar na UPE A inscrição acontece via internet, no site do SISU, e o estudante deve cadastrar a pontuação obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). É preciso obter pontos acima da nota de corte, mas, caso o candidato não seja aprovado na camada regular, deve manifestar interesse na lista de espera.
Grande parte das universidades federais utilizam a prova do Enem como forma de ingresso. Mas fazer o exame não é suficiente para concorrer uma vaga. Para isso, é necessário que o candidato se inscreva também no Sisu (Sistema de Seleção Única) e aguarde a lista de aprovação.
Para ingressar como portador de diploma ou enquanto transferência de outras instituições, o interessado precisa participar do processo seletivo, com provas aplicadas pela Covest. A publicação do edital está sujeita à disponibilidade de vagas.
Como ingressar como portador de diploma? Como o portador de diploma não precisa fazer o vestibular, o ingresso no ensino superior é mais simples. Basta apresentar os documentos necessários para realizar a inscrição no curso desejado.
1 - Sem a dispensa das disciplinas: nesse caso, os/as candidatos/as que não desejarem ser dispensados/as das disciplinas, ocupando as vagas remanescentes como portadores de título, não necessitam realizar vestibular; é preciso, apenas, realizar inscrição pelo site e digitalizar o diploma devidamente registrado.
Vestibular Tradicional Ou seja, o candidato que deseja ingressar na UFPE precisa, obrigatoriamente, participar do Enem, já que ele vale como a primeira fase do processo seletivo da instituição. Na segunda etapa, as provas são diferenciadas em função do curso escolhido pelo estudante.
O curso de Medicina da forma o profissional na área médica, habilitando-o para o exercício da medicina. A responsabilidade da formação do médico na UFPE é do Centro de Ciências Médicas - Faculdade de Medicina do Recife, com o apoio do Hospital das Clínicas, que atende a todas as especialidades da medicina.
Assim como no ProUni, há algumas exigências de renda, escolaridade e desempenho no Enem (nota geral acima de 450 e acima de zero na redação). Em Medicina, a nota de corte média é de 754,78 pontos, com máximo de 831 e mínimo de 720.
Medicina é um curso difícil de passar, independentemente do processo seletivo escolhido. ... Nas faculdades particulares, o processo seletivo para Medicina costuma ser diferenciado dos demais cursos. As provas são mais complexas e vão exigir mais conhecimento dos alunos.
7 dicas para passar em Medicina de primeira
Como estudar para passar no vestibular de Medicina?