Para eles, o jeito é pingar muito soro fisiológico no nariz e manter o umidificador ligado em dias de tempo seco. “Não podemos esquecer que a hidratação começa por dentro. É preciso tomar muito líquido”, afirma o otorrinolaringologista.
Coloque um pouco de soro fisiológico em um recipiente e mergulhe a seringa absorvendo o líquido até que ela fique cheia. Na sequência aproxime a seringa da narina da criança e a incline levemente para o lado oposto. Por exemplo, se a narina que vai ser higienizada é a esquerda, a inclinação deve ser para a direita.
Passo a passo da lavagem nasal: Para os recém-nascidos 1ml, para bebês 3 a 5ml, para adultos 10ml (em média); O ideal é o soro não estar gelado.
Posicione-se em frente ao espelho. Depois, aponte o nariz na direção do ralo da pia, com a cabeça levemente inclinada para a frente e a boca aberta. Com uma seringa sem agulha, pegue de 10 a 20 mililitros de soro fisiológico e aplique em cada uma das narinas.
Uma ótima forma caseira de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9% com a ajuda de uma seringa sem agulha, porque através da força da gravidade, a água entra por uma narina e sai pela outra, sem causar dor ou desconforto, eliminando o máximo de catarro e sujidade.