1. Posso engravidar utilizando o anel? O anel vaginal é um método contraceptivo bastante confiável que impede a ovulação e que, por isso, quando utilizado corretamente, apresenta chances de gravidez inferiores a 1%. Dessa forma, possui uma eficácia quase tão boa quanto o preservativo.
A falha está ligada ao ato de tomar o anticoncepcional de forma irregular. Em pouquíssimos casos, a falha pode ocorrer por má absorção causada por vômitos, diarreia ou uso de algumas medicações que diminuam a absorção do hormônio.
Bem menos confiáveis são os chamados métodos “naturais”. O primeiro deles, o coito interrompido, consiste em retirar o pênis da vagina antes da ejaculação – o problema é que o líquido que lubrifica o pênis já pode conter espermatozóides.
Apesar de existirem diversos métodos contraceptivos, o método mais eficaz e recomendado é o uso da camisinha na relações sexuais, isso porque além de evitar a gravidez indesejada também previne infecções sexualmente transmissíveis.
Os métodos combinados (estrogênios e progestagênios) devem ser utilizados sem intervalo para terem esse efeito. Já os métodos somente com progestagênios já têm esse tipo de uso, sem intervalo, o que, em geral, provoca a suspensão do fluxo menstrual.