Células M (microfold) são importantes para transferir antígenos (sem processá-los) para linfócitos da lâmina própria e linfócitos intraepiteliais (não representadas). Macrófagos e células dentríticas,apresentadoras de antígenos, também estão na lâmina própria.
Importância. O MALT tem a função de regular a imunidade nas mucosas. Ele pode ser a região de formação de linfomas, geralmente dos não-Hodkinianos.
Por meio destes receptores, os macrófagos atuam como células efetoras, atacando microrganismos e células neoplásicas e removendo material estranho. Da mesma importância, os macrófagos apresentam o antígeno processado aos linfócitos e assim possuem um papel importante na indução das respostas imunológicas adquiridas.
O tecido linfático associado ao intestino ou GALT (do inglês gut-associated lymphoid tissue) é uma denominação normalmente dada ao tecido imunitário do trato gastrointestinal. Protege o corpo duma invasão microbiana procedente do intestino. O GALT é um exemplo de tecido linfoide associado às mucosas (MALT).
o Proporcionar uma defesa primária ao hospedeiro na superfície mucosa o Modular a resposta imune ao grande número de antígenos que temos contato através do alimento, evitando um resposta vigorosa aos alimentos. Todavia detecta e destrói patógenos que penetram através do intestino.
O processo de defesa do corpo humano por meio de atuação do sistema imunológico recebe o nome de resposta imune, popularmente chamada de imunidade. Existem ao todo dois tipos de resposta imune: a inata, também chamada de natural ou não específica e a adquirida também chamada de específica ou adaptativa.