De acordo com os mitos romanos, Diana era filha de Júpiter (deus do dia) e Latona (deusa do anoitecer). Diana era a correspondente da deusa Artêmis da mitologia grega.
Essa condição incitava o desejo de deuses e homens, mas somente um, Orion, ganhou sua atenção. Ártemis, porém, o matou acidentalmente. Sofreu tentativas de estupros de Actaeon e Orion, que foram punidos com a morte. Embora fosse amorosa, também tinha traços de uma personalidade vaidosa e vingativa.
Ártemis, Artemisa ou Artemísia (em grego: Άρτεμις; romaniz.: Ártemis) é a deusa grega ligada à vida selvagem e à caça; mais tarde, também se tornou associada à lua e à magia. Era filha de Zeus e Leto, e irmã gêmea do Apolo. Seu equivalente romano foi Diana.
Diana, na mitologia romana, era a deusa da lua e da caça, muito poderosa e forte. Mais conhecida como deusa pura, filha de Júpiter e de Latona, e irmã gêmea de Febo.
Filha de Zeus com Leto, Ártemis era a deusa da caça, vida selvagem e luz suave.
Símbolo da justiça, da prudência e do equilíbrio, a balança tem a função de medir e de pesar os atos dos homens, tanto na vida terrena como na espiritual. ... Ela é também o símbolo da justiça, chamada também de Astreia. Na Grécia, era suposto que Hermes pesasse as almas numa balança perante o trono de Zeus.