A sigla para Norma Regulamentadora remonta aos primórdios das leis trabalhistas brasileiras, nascidas a partir da lei nº 6.
Quantas são as normas regulamentadoras? No ano de 1978, através da Portaria nº 3.
As NR's foram criadas para dar um formato final nas leis de Segurança do Trabalho. Foram feitas em capítulos para facilitar, normatizar e unificar as normas de seguranças brasileiras. As Normas Regulamentadoras tem força de lei, pois, como vimos, foram criadas pela lei N° 6.
A elaboração/revisão das Normas Regulamentadoras (NR) foi, durante um longo tempo, realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que coordenava os debates para alterações na legislação com comissões e grupos formados por representantes do governo, empregadores e empregados.
1.
A NR-01 é a norma que estabelece “Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais”. ... Ela tem por objetivo estabelecer os requisitos para avaliação das exposições a agentes físicos, químicos e biológicos no trabalho, quando identificados no PGR, previsto na NR-1, e subsidiá-lo quanto às medidas de prevenção.
Esta futura NR será a base de toda a legislação de segurança e saúde no trabalho, com a definição de conceitos que deverão ser posteriormente incorporados em todas as demais normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. ...
Cada norma regulamentadora visa a prevenção de acidentes e doenças provocadas ou agravadas pelo serviço. E estabelecem os parâmetros mínimos e as instruções sobre saúde e segurança de acordo com cada atividade ou função desempenhada.
4º. 2.
◘ Se o dispositivo a ser alterado estiver no final do artigo (for o último inciso, ou item, etc) deverão constar as letras NR entre parênteses (NR), utilizadas para indicação de nova redação. Se o dispositivo alterado não estiver no final do artigo, não citar (NR)!
Identificação das alterações na lei – Para facilitar a rápida captação do que foi alterado numa determinada lei por outra, o expediente previsto é a inclusão, no final do texto do artigo cuja redação foi alterada, da expressão "(NR)", isto é, "nova redação" (art. ...
EPÍGRAFE. A ementa é a parte do preâmbulo que sintetiza o conteúdo da lei, a fim de permitir, de modo imediato, o conhecimento da matéria legislada, devendo guardar estreita correlação com a idéia central do texto, bem assim com o art.
Epígrafe é um espaço utilizado em processos na área do Direito, onde o magistrado indica o número do processo, o tipo de lei associada e o ano da apresentação. A informação deve estar centralizada na parte superior da folha.