O que é UML? A Unified Modeling Language, ou Linguagem Unificada de Modelagem, é, como o nome indica, uma linguagem de notação utilizada para modelar e documentar as diversas fases do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.
A UML é uma combinação de várias notações orientadas a objetos: design orientado a objetos, técnica de modelagem de objetos e engenharia de software orientada a objetos. A UML usa os pontos fortes destas três abordagens para apresentar uma metodologia mais consistente e mais fácil de usar.
UML é um acrônimo para a expressão Unified Modeling Language. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.
A UML 2.
A principal vantagem é o entendimento igualitário dos interessados, já que ela visa eliminar a ambiguidade contida em um texto ou em uma fala. A UML pode ser aplicada em diversos domínios de aplicação.
A notação do diagrama de caso de uso é bastante objetiva e não envolve a mesma quantidade de símbolos de outros diagramas UML. Veja todas as formas que você encontra no Lucidchart: Caso de uso: formato oval na horizontal e que representam os diferentes usos que um usuário pode ter.
O Diagrama de Caso de Uso serve para representar como os casos de uso interagem entre si no sistema e com os usuários (atores), ou seja, como as funcionalidades se relacionarão umas com as outras e como serão utilizadas pelo usuário, durante o uso do sistema.
Segundo Ivan Jacobson , podemos dizer que um caso de uso é um "documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo". – Uma loja de CDs possui discos para venda. Um cliente pode comprar uma quantidade ilimitada de discos para isto ele deve se dirigir à loja.
Um caso de uso representa uma unidade discreta da interação entre um usuário (humano ou máquina) e o sistema. Um caso de uso é uma unidade de um trabalho significante. Por exemplo: o "login para o sistema", "registrar no sistema" e "criar pedidos" são todos casos de uso.
Os casos de uso são interações entre os atores e o sistema . Temos então ações do ator e ações do sistema. Sendo que os atores sempre iniciam a ação....Geralmente descreve atores usando :
Estes relacionamentos podem ser: associações entre atores e casos de uso;generalizações entre os atores;generalizações, extends e includes entre os casos de uso. casos de uso podem opcionalmente estar envolvidos por um retângulo que representa os limites do sistema.
Caso de uso é uma técnica de especificação que descreve uma seqüência de ações que o sistema deve realizar para produzir uma resposta para um ator. ... O caso de uso detalha o que um sistema deve fazer, descrevendo como uma determinada funcionalidade é utilizada por um ator.
Um relacionamento de associação pode existir entre um ator e um caso de uso. Esse tipo de associação é normalmente chamado como uma Associação de Comunicação, desde que ela represente uma comunicação entre um ator e um caso de uso. ... Não pode existir no modelo um caso de uso iniciado por dois atores.
Resposta: A ligação que parece haver entre Faustino e Maricota é de romance.
Os seguintes tópicos descrevem os relacionamentos que você pode usar nos diagramas de caso de uso:
Quando o caso de uso B estende o caso de uso A, significa que quando o caso de uso A for executado o caso de uso B poderá (poderá – talvez não seja) ser executado também. A direção do relacionamento é do caso de uso extensor (aqui o caso de uso B) para o caso de uso estendido (aqui o caso de uso A).
#include é usado para incluir outras bibliotecas no seu programa. Isto permite ao programador acessar um grande número de bibliotecas padrão da linguagem C (grupos de funções pré-definidas), e também à bibliotecas desenvolvidas especificamente para o Arduino.
A função do extend é copiar propriedades de um ou mais objetos para um objeto de destino. Ou seja, é uma função utilitária, que atua sobre objetos "normais", nada específico do jQuery. Outra possibilidade é se criar um objeto que é um conjunto de vários outros.
O diagrama de sequência é uma solução dinâmica de modelagem em UML bastante usada porque incide especificamente sobre linhas da vida, ou os processos e objetos que vivem simultaneamente, e as mensagens trocadas entre eles para desempenhar uma função antes do término da linha da vida.
O diagrama de componentes pode ser utilizado para: Definir a configuração dos arquivos relativos ao código fonte de programas, principalmente quando se utiliza ambientes de desenvolvimento integrados (IDE). Modelar as versões de programas executáveis, definindo suas partes (componentes).
O diagrama de objetos modela as instâncias das classes contidas no diagrama de classes, isto é, o diagrama de objetos mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos no tempo. Estes diagramas são importantes para construir os aspectos estáticos do sistema. ... Ele mostra o retrato do sistema em determinado momento.
Basicamente, um diagrama é uma representação visual estruturada e simplificada de uma determinada ideia, um esquema.
Para criar um diagrama de atividade, é necessário um conjunto de símbolos especiais, incluindo aqueles para dar partida, encerrar, fundir ou receber etapas no fluxo — o qual abordaremos de forma mais aprofundada neste guia de diagramas de atividade.
Diagrama é uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema simplificado ou um resumo sobre um assunto. Normalmente é formado por palavras-chave ou conceitos que são ligados por linhas e setas que definem o raciocínio a ser seguido para que seja possível entender o tema.
É um recurso gráfico bastante didático, cujos desenhos explicam vários aspectos do projeto de maneira direta e visual. Os diagramas também podem ser utilizados para explicar a evolução do pensamento – ou seja, do processo projetual -.